MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO ESCANCARA DESCASO DA GESTÃO DE MITOUSO EM COARI

Em Destaque
Por -
2
A matéria diz que "embora rico, o município enfrenta problemas sociais muito graves, provocados por má gestão e desvio de verbas públicas". A matéria prossegue dizendo que "hospital, a maioria das escolas, a estação de tratamento e o aterro sanitário são prédios novos que, por falta de equipamentos e profissionais, ou não funcionam ou prestam serviços de qualidade muito ruim. Esse quadro equipara Coari aos índices sociais de outros municípios do Amazonas. Só que a cidade é a sede da Província Petrolífera de Urucu, reserva explorada pela Petrobrás que armazena 17,6% do gás natural produzido no País. Os royalties pagos a outros municípios do Estado podem ser considerados irrisórios perto das quantias recebidas por Coari nos últimos sete anos".

A matéria escrita pelos jornalistas

No ranking de 2011 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) Coari aparece na 17.ª colocação, atrás apenas de municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, beneficiados pela proximidade com as bacias petrolíferas de Campos e Santos. Embora haja dinheiro - royalties de R$ 4,78 milhões por mês, em média, desde o início do ano -, as benesses dessa riqueza não são percebidas no cotidiano de Coari.


O ESCÂNDALO DO NÃO PAGAMENTO DOS VEÍCULOS ENTROU NA MATÉRIA



A matéria escrita pelos jornalistas Sergio Torres e Fábio Motta, de O Estado de S. Paulo traz a tona a grande verdade sobre a devolução dos carros e a falta de responsabilidade dos administradores do Palácio 2 de Agosto, leia abaixo:

Episódios recentes evidenciam bem o problema. No início do mês, a frota de 46 veículos a serviço da prefeitura foi apreendida judicialmente por falta de pagamento à empresa que os alugou. Três balsas lotadas de picapes, caminhões, micro-ônibus, motos e carros com a logomarca da administração municipal partiram para Manaus. Das três ambulâncias da frota, duas foram levadas. A que restou, antiga, não tem condições de uso.

"Minha empresa quebrou. Os carros foram todos sucateados, 14 tiveram que vir no reboque", protesta o empresário Giusepp Amore, dono da Amore Rent a Car, na capital do Amazonas. Ele não revelou o valor da dívida contraída pela prefeitura, estimada em cerca de R$ 2 milhões em Coari. Diz apenas que o governo municipal não lhe pagou nove meses do contrato de locação.

A Petrobrás fechou seu escritório no centro da cidade e deixou de financiar projetos sociais, depois que os últimos prefeitos começaram a ser investigados (um deles foi preso) sob a acusação de embolsar recursos dos royalties. A companhia só mantém as atividades nos três campos em Urucu - na selva, a 200 km de distância - e no restrito terminal do Rio Solimões, de onde escoa a produção de óleo e gás, a 30 minutos em lancha rápida da sede de Coari.

Em próximo posts trarei outros detalhes da matéria que foi publicada hoje também no Jornal e no Portal do Holanda.

Postar um comentário

2Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. a materia nao fala so de MITOUSO EM DANIEL... E SIM EM GOVERNOS PASSADOS

    ResponderExcluir
  2. ESSA PESSOA Q COMENTOU AI 1º É CEGO SURDO E MUDO,POR NÃO LER A MATÉRIA COMPLETA,O JORNALISTA FALA DE ATRASOS DE PAGAMENTOS DE FUNCIONÁRIOS,NÃO PAGANENTOS DE CARROS Q ELE DIZIA SER DA PREFEITURA,FORNECEDORES SEM RECEBER E ROUBO NA PREFEITURA FEITO PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO, DO PREFEITO "ARNALDO MITOUSO".

    ResponderExcluir
Postar um comentário