Governador Omar Aziz ressalta importância da transparência e do fortalecimento dos órgãos de controle externo

Em Destaque
Por -
0

O governador Omar Aziz participou na manhã desta quinta-feira, dia 15 de dezembro, da cerimônia de posse do conselheiro Érico Desterro na presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na ocasião, Omar destacou a importância da transparência e do fortalecimento dos órgãos fiscalizadores do Estado para tornar a administração pública mais eficiente.



"Defendo uma fiscalização rigorosa, sim, pois os recursos não são personalizados: são do povo amazonense. É dever do governador, dos prefeitos, secretários prestarem contas certinho, porque um recursos que for mal aplicado pode servir para salvar uma vida".



Segundo Omar Aziz, além de fiscalizador, o TCE contribui como orientador na gestão dos estados e municípios. "O TCE é um tribunal importantíssimo para todos os gestores, pois além de fiscalizar é orientador, nos ajudando a administrar e dar transparência aos nossos atos. Sem um tribunal forte e autônomo, os gestores ficam à vontade para achar que podem fazer o que não devem", disse.



O governador ressaltou que foi justamente pensando na autonomia do TCE que, no ano passado, concedeu aumento nos recursos repassados pelo Governo do Estado para a instituição. "Entendemos que com mais recursos o tribunal teria mais condições para se modernizar. Esperamos que o doutor Érico, seus companheiros e os servidores da casa possam fazer essa orientação e cada vez mais melhorar a contabilidade administrativa, tanto do Estado quanto dos municípios".



O governador defendeu a criação de mecanismos para ajudar os municípios no processo de gestão e na prestação de contas e disse que, para isso, pretende reativar o Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal (Icot), além de autorizar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) a criar cursos superiores voltados à gestão pública no interior. 



Modernização – Em seu discurso, o governador também destacou os avanços obtidos no processo de arrecadação fiscal do Estado, a partir da implantação da nota fiscal eletrônica e disse que o processo de modernização do TCE contribuiu para melhorar o processo, uma vez que a prestação de contas passou a ser feita desde o ano passado através da nota fiscal.



Sobre a gestão do ex-presidente Júlio Pinheiro, Omar destacou que foi uma administração ágil com mudanças significativas para a modernização do TCE. O governador ressaltou que tem a certeza de que o novo presidente, Érico Desterro, pela experiência adquirida nos mais de 20 anos atuando na casa, dará continuidade a este processo.



Também tomaram posse nesta quinta-feira os conselheiros, Josué Claudio de Souza Filho, como vice-presidente; Ari Jorge Moutinho, como corregedor geral; Lúcio de Albuquerque, como Ouvidor; e Júlio Pinheiro, como coordenador da Escola de Contas.








Fotos:Alex Pazuello / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)