Dia Mundial de Luta contra Aids é marcado por ações de alerta à população e atividades preventivas

Em Destaque
Por -
0
O Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro) foi marcado por uma série de atividades promovidas pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, com a participação de organizações não governamentais, portadores do vírus HIV e entidades religiosas. A programação teve início, pela manhã, com ato ecumênico na Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), que contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo de Promoção Social do Amazonas (FPS), Nejmi Jomaa Aziz.



Para Nejmi Aziz, o mais importante é garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços oferecidos pelo Estado, na prevenção e tratamento da Aids. "Estou apoiando toda essa mobilização, cumprindo uma missão que é de todos nós – pais, gestores e cidadãos –, ajudando a orientar, principalmente os jovens, que estão cada vez mais vulneráveis à doença. Precisamos fazer a nossa parte e buscar a redução dos casos de Aids no Amazonas", destacou.



A FMT-HVD, órgão do Governo do Estado, também realizou mais de 350 testes rápidos de HIV e promoveu palestras de orientação, alertando as pessoas sobre os cuidados preventivos contra a doença, conforme destacou a diretora-presidente da instituição, Graça Alecrim. "A principal forma de enfrentamento da síndrome continua sendo o esclarecimento e a prevenção", ressaltou. A diretora informou que, atualmente, há 5.157 portadores do vírus HIV em tratamento no Amazonas.



A primeira-dama disse que irá intensificar, através de suas ações públicas, a campanha de combate à Aids e orientou os representantes de ONGs que apoiam pessoas vivendo com HIV, a buscarem auxílio no FPS, cujos recursos são destinados a projetos de organizações sem fins lucrativos, voltadas para o desenvolvimento da cidadania. "Se a instituição estiver regularizada e apresentar um projeto nos moldes legais, certamente terá nosso apoio", frisou.



A coordenadora da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Marines Martins, que também é portadora do vírus, disse que além do apoio financeiro das organizações públicas, a sociedade precisa dispensar "um olhar mais humano" ao tema. "No quesito tratamento e de medicamentos disponíveis, demos um grande salto de qualidade, nos últimos dez anos, pois podemos manter a doença sob controle. Do ponto de vista social, ainda enfrentamos o problema da banalização", afirmou.



Vivendo com HIV/Aids há três anos, Luiz Júnior, 33 anos, assistiu ao ato ecumênico para apoiar o movimento de alerta às pessoas que ainda não se previnem contra a doença. "Depois de colocar minha vida em risco, posso dizer às pessoas que um ato simples como usar camisinha irá preservá-las de um grande sofrimento", disse Júnior, que contraiu o vírus através de relação sexual. Após duas internações e uma infecção por toxoplasmose, ele conta que mantém a disciplina no tratamento, administrado pelos profissionais da FMT-HVD, para ter qualidade de vida. "Hoje, eu digo que sou um vitorioso", frisou.



Tratamento – Os 5.157 portadores do vírus HIV que estão em tratamento no Amazonas são atendidos na FMT-HVD, nas unidades de dispensação de medicamentos no interior do Estado e nas policlínicas da rede municipal. Na FMT-HVD, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebem acompanhamento médico e todos os medicamentos destinados ao controle da síndrome e tratamento de infecções oportunistas, comuns em soropositivos. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por infectologista, oftalmologista, odontólogos, cardiologista, psicólogos, assistentes sociais, ginecologistas e clínico geral.



Dados da Coordenação Estadual de DST/Aids mostram que apenas em 2010 foram registrados 39 casos de HIV na faixa etária de 15 a 19 anos e outros 478 entre pessoas de 20 a 34 anos. Até outubro deste ano, foram notificados 35 casos positivos de HIV na faixa etária de 15 a 19 anos e 430 na faixa etária de 20 a 34 anos. Atualmente, a taxa de incidência de HIV/Aids no Amazonas é de 30.9 para cada 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde.



FOTOS: HERICK PEREIRA/AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)