Tecnologia agiliza mapeamento da dengue em Manaus

Em Destaque
Por -
0
Com uso de aparelhos de celular dotados de um aplicativo especial que permite a transmissão de dados em tempo real via internet, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) conseguiu acelerar o mapeamento dos focos do mosquito da dengue (Aedes Aegypti) em Manaus, reduzindo o período de conclusão do processo de três meses para apenas duas semanas. A tecnologia foi uma das experiências com aplicação social criadas pelo Instituto Nokia de Tecnologia (INdt) apresentadas, nesta sexta-feira (25), no Workshop de Avaliação do Uso de Tecnologias Nokia para Ações Sociais.

O evento, realizado na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST-UEA), na avenida Darcy Vargas, nº 1.200, Parque 10, zona centro-sul, discutiu as possibilidades de utilização das diferentes tecnologias em outras ações de governo no Estado.

A agente de endemias da FVS, Rosemeire Costa, disse que a rapidez na identificação das áreas de maior risco de endemia deu agilidade nas ações de controle do vetor, inibindo a proliferação da dengue na capital. Todos os agentes da FVS que trabalham nos bairros de Manaus para o levantamento do índice de infestação pelo mosquito da dengue já usam o mecanismo, que substituiu os formulários de papel. Atualmente, são utilizados 50 aparelhos celulares equipados com a tecnologia.

De acordo com Rosemeire Costa, a informação coletada no campo é enviada diretamente para o banco de dados da Fundação. A utilização do aplicativo é resultado de um projeto envolvendo a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e o Instituto Nokia de Tecnologia (INdt), responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.

Nas unidades de saúde da capital, a notificação dos casos de dengue registrados e confirmados e o monitoramento das situações mais graves também passaram a ser feitas com o uso do aplicativo. "Nós monitoramos mais de perto esses casos graves, providenciamos uma assistência aos pacientes de forma mais rápida e adequada e, com isso, reduzimos a zero o número de óbitos a partir do uso da tecnologia", explicou a epidemiologista.

"Basicamente essa solução coleta dados e tabula de uma forma rápida, ágil e de fácil manuseio. Atualmente, mais de cem instituições no mundo inteiro utilizam a solução", disse o gerente de controladoria da Nokia, Felipe Cunha. No exterior, segundo o gerente, a ferramenta é empregada na coleta de informações sobre doenças endêmicas como malária e em outras ações como o registro de nascimento, o monitoramento da produção agrícola e da qualidade da água.

De acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, o projeto é bem avaliado e a próxima etapa é estender o uso do aplicativo pelos agentes no interior do Estado, integrando municípios como Iranduba, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo. "Quanto mais rápido você tiver a informação nas mãos, mais rapidamente os gestores podem tomar iniciativa de controle, o que é um benefício enorme para a população".

FOTOS: ALFREDO FERNANDES

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)