Iniciado teste de estação de tratamento de água do Proama

Em Destaque
Por -
0

 O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), iniciou esta semana os testes da estação de tratamento de água do Programa Água para Manaus (Proama), complexo que vai ampliar o abastecimento para atender a população das zonas leste e norte de Manaus, as áreas onde há taxas crescentes de aumento populacional na capital.

De acordo com os coordenadores do programa na Seinfra, que também conta com a parceria da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), estes novos testes devem ser concluídos em até 60 dias. O  coordenador executivo do Proama, engenheiro Sidney Galvão Monteiro, disse que esta é uma das fases mais importantes de testes, que é a de tratamento da água. "Estamos entrando agora na fase de floculação e decantação da água do sistema onde iremos testar os filtros. Após isso, vamos jogar esta água para os cinco reservatórios que farão a limpeza de todo o complexo e adutoras, sendo este líquido descartado após esse processo", explicou o engenheiro.

Após essa fase, conforme o engenheiro, começa a segunda etapa de testes. "Depois de tudo testado e feitas correções em eventuais vazamentos passa-se ao tratamento final, onde todo o sistema trabalhará em conjunto fazendo a cloração e armazenamento de água para depois jogar na rede distribuidora", complementou Sidney Monteiro.

Durante visita técnica às instalações do Proama na última quinta-feira, engenheiros, farmacêuticos e bioquímicos realizaram testes na água com a adição de sulfato, elemento químico facilitador da floculação do líquido. "Depois de alcançarmos o nível desejado, a água segue para os tanques decantadores, onde é filtrada e após isso bombeada para os cinco tanques para serem limpos", ressaltou Sidney Galvão.
"Com a entrada em funcionamento desse sistema, após todos os testes, daremos um grande reforço no abastecimento de água das zonas norte e leste, região que, sozinho, o município não tem condições de atender. Vamos beneficiar direta e indiretamente 500 mil pessoas", destacou a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.

Parceria fortalecida - O diretor presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Heraldo Beleza, reconheceu que o Governo do Estado fez um esforço para tornar realidade o Proama. Ele argumenta que, atualmente, a concessionária dos serviços de Manaus não atende as expectativas dos habitantes daquelas zonas, mas graças a ajuda do Governo, essa realidade será transformada. "O programa levará água de boa qualidade aos moradores obedecendo a todas as exigências do Ministério da Saúde. Certamente a população será amplamente beneficiada", acrescentou o diretor-presidente da Cosama.







Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)