Governo Estadual intensifica prevenção e combate a dengue no interior do Estado

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), iniciou nesta semana a distribuição de 60 mil folders e cartazes informativos com orientações sobre cuidados e prevenção contra a dengue. A ação é realizada em 30 municípios nos quais foi identificado médio risco de epidemia da doença conforme o Levantamento do Índice Rápido para Aedes aegpyti (LIRAa). Em outros dez municípios, com alto risco de epidemia, a FVS apoiou a elaboração de plano de contingência para obtenção de recursos do Governo Federal.

O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, informou que os 30 municípios que recebem material para trabalho de prevenção são prioridade devido ao risco médio de epidemia da dengue. No demais municípios, onde o LIRAa detectou baixo risco, a FVS desenvolve ações para o controle vetorial, como o combate à proliferação do mosquitos e a realização de testes para medir índice potencial de infestação.

"Feito o levantamento, estamos intensificando a fase educativa da campanha nos municípios com médio risco de epidemia, na calha do Rio Madeira; Região Metropolitana de Manaus; Alto, Baixo e Médio Solimões e Baixo Amazonas", detalhou Bernardino.

A meta do Governo do Amazonas é reduzir em até 30% a incidência de dengue para o próximo ano. Além do trabalho preventivo, mais de 20 mil kits de teste rápido já foram distribuídos pela FVS no interior desde o início de outubro deste ano. O kit permite o diagnóstico em alguns minutos e detecta a doença em qualquer estágio, localizando a produção de anticorpos ao vírus no organismo.

De acordo com a sanitarista e diretora técnica da FVS-AM, Lubélia Sá Freire, uma das estratégias do Governo Estadual para reduzir a incidência de dengue é a orientação oferecida a cada município sobre a situação da dengue e a adoção de medidas para prevenção. Esta orientação é realizada conforme as características e necessidades de cada município, baseado no resultado do LIRAa.

"O LIRAa iniciou no dia 3 de outubro e seguiu até a primeira semana de novembro. Até o momento nenhum município onde o levantamento foi realizado apresentou risco de infestação alto", disse Lubélia. Ela destacou que, embora o resultado tenha apontado um bom cenário, há preocupação quanto à incidência da doença em municípios em áreas de fronteira ou em cidades que recebem muitos visitantes.

"Os municípios onde o fluxo de pessoas de fora é muito grande como no caso dos localizados na fronteira, Tabatinga e São Gabriel, e ainda aqueles que recebem muitos visitantes de fora, como Coari, Tefé e Parintins, as chances de uma epidemia é muito grande, uma vez que isso representa a presença de mais vetores do vírus no município", explicou a sanitarista.

Recursos federais - Além da atuação do Estado, a Portaria nº 2.557/2011 do Ministério da Saúde (MS) prevê a aplicação de cerca de R$ 3 milhões em ações de prevenção nos dez municípios com alto risco de epidemia de dengue para 2012. Os municípios são Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

Os dez municípios beneficiados com recursos do MS obedecem a critérios estabelecidos pela portaria federal, entre os quais o fato de integrar regiões metropolitanas de capitais com registro significativos de dengue; ser município de áreas endêmicas de dengue com população igual ou superior a 50 mil habitantes; e ser município com população inferior aos 50 mil que tenham registrado acima de 300 casos de dengue no período de 2007 a 2011.

O recurso do Governo Federal representa um adicional de 20% sobre os investimentos totais que Estado e prefeituras separam para as ações de combate e prevenção à dengue.  Para receber o apoio financeiro do MS para ações contra a dengue, os municípios receberam apoio da FVS na elaboração de um plano de contingência que contempla todas as ações de prevenção, controle vetorial, diagnóstico, e tratamento epidemiológico.








Fotos:Roberto Carlos /AGECOM




Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)