Governo do Amazonas realiza 2.564 cirurgias de catarata em mutirões

O Governo do Amazonas, através do programa 'Amazonas Saúde Itinerante', já beneficiou 2.564 pessoas realizando mutirões de cirurgias de catarata em 50 municípios amazonenses desde janeiro deste ano. Nesta sexta-feira, 25 de outubro, no município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus) a equipe do programa realizou 60 procedimentos cirúrgicos, os quais levam em média de 15 a 20 minutos.
Composta por duas equipes de cinco profissionais especialistas em catarata, o mutirão de cirurgia deve encerrar o ano atendendo mais 60 pessoas no município de Autazes (a 108 quilômetros da capital). O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e segue a política de atenção à saúde do governador Omar Aziz.

O tradutor, Jean Claude Gicquel, 58, mora em Iranduba e viveu 15 anos com apenas 25% de visão em função da catarata, sem saber do problema. Depois de consultar a equipe do mutirão, que está no município desde a última quinta-feira, 24, Jean teve a cirurgia marcada para o dia seguinte. Em apenas meia hora de procedimento ele saiu do centro cirúrgico curado.

"Nunca pensei que meu problema fosse catarata, imaginava que a perda da visão se tratasse do agravamento da minha miopia e hipermetropia", disse Jean, revelando que a primeira coisa que ele vai fazer é retomar o trabalho. "Eu sou tradutor de sites franceses para o português, há muito tempo eu estava parado pela complicação na vista, ou seja, além de depender fisicamente da família eu dependia financeiramente", desabafou.

Ainda em Iranduba, a estudante Ana Carolina Coelho Dias, 17, também aproveitou o mutirão para consultar um oftalmologista. Antes de passar pela cirurgia e ficar curada do problema na visão, ela reclamava de dificuldades para acompanhar as atividades escolares. Apesar da pouca idade da menina, o médico do programa, João Neto, identificou que a diabetes dela havia contribuído para o surgimento da catarata.
"A catarata é uma doença comum na terceira idade, mas existem alguns determinantes, como ingerir determinados medicamentos em excesso ou doenças como a diabete, que podem antecipar o surgimento da catarata", informou o especialista.

O oftalmologista revelou que a cirurgia oferecida gratuitamente pelo Estado, se fosse realizada na rede particular de saúde, custaria em média R$ 3 mil. "Nosso procedimento cirúrgico é o mesmo utilizando no mundo todo. Temos equipamentos de tecnologia japonesa portátil e de última geração que levamos para todos os municípios", destacou João Neto, ao reforçar que o mutirão elimina a necessidade de o paciente ter de se deslocar até Manaus para realizar o procedimento. "A recomendação do governador Omar é justamente para que o atendimento itinerante evite que o idoso ou as pessoas que tem problemas de locomoção se desloquem para a capital em busca de atendimento", disse o médico.

Cirurgia leva de 15 a 20 minutos

A catarata, segundo explicou João Neto, consiste na perda de transparência da lente natural dos olhos, o cristalino. Ainda de acordo com ele, a técnica mais recente para reversão do problema é a substituição desta lente natural por uma lente artificial. "Com a incisão de um centímetro na pupila, injetamos um líquido que revela a catarata, em seguida, pela mesma incisão, sugarmos o cristalino comprometido e o substituímos pela lente artificial", explicou, ressaltando que utilizando apenas um colírio anestésico, o procedimento leva de 15 a 20 minutos.  

FOTOS: ROBERTO CARLOS

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato