Governador Omar Aziz reúne com equipe de governo e lideranças de Santo Antônio do Matupi

O governador do Amazonas, Omar Aziz, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 14 de novembro, na sede do Governo, com representantes de 14 órgãos e secretarias estaduais e com um grupo de empresários e lideranças da sociedade civil organizada do distrito de Santo Antônio do Matupi, localizado em Manicoré, no Sul do Amazonas. A reunião teve como objetivo discutir um conjunto de medidas para aumentar a presença do Estado na área, que vem enfrentando conflitos sociais, ambientais e legais, decorrentes da explosão demográfica e ocupação irregular.

O governador reconheceu que Santo Antônio do Matupi é uma comunidade grande, com problemas ambientais sérios, como a exploração ilegal de madeira e de minérios, mas que é possível intensificar a atuação do Estado em conjunto com órgãos federais. "É preciso regularizar o setor para que possam trabalhar mantendo os níveis ambientais previstos pela Lei", disse o governador, que exigiu transversalidade dos órgãos estaduais para tratar as demandas da população local.

Segundo Omar Aziz, o governo pode ajudar a encaminhar soluções para a região, agilizando a regularização fundiária, com a aprovação dos projetos em andamento no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas ( Ipaam); construindo unidades de saúde, escolas e dotando o município de infraestrutura necessária para a população. "É um local que tem muitas pessoas querendo trabalhar e, por conta disso, muitos problemas ambientais também. E nós temos que dar soluções a esses problemas ambientais, para que a gente possa produzir com tranquilidade".

Medidas imediatas - Entre as medidas tomadas de imediato está a retomada da licitação para a construção de uma unidade de saúde. Segundo o secretário de Saúde, Wilson Alecrim, a obra para a construção de um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) com maternidade, que teve licitação aberta há alguns meses, foi dada como deserta e o processo será retomado. O governo também vai aumentar o número de vagas no ensino público com a ampliação de uma escola da vila e organizar um mutirão para a retirada de documentação.

Ainda nesta segunda-feira, as lideranças de Santo Antônio do Matupi deverão participar de novas reuniões com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS), de Mineração e Recursos Hídricos (SEMGRH) e com o Ipaam, para tratarem das questões ambientais. Com os órgãos do setor primário – Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) – serão encaminhadas as pautas relativas ao estímulo da produção no setor primário, em especial a agricultura familiar. Já a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e a Delegacia Geral vão tratar da agilização da retirada de documentos e questões relativas à cidadania.  

As lideranças encaminharam uma lista de reivindicações, que, por determinação do governador Omar Aziz, será tratada de forma transversal pelos órgãos. Também estavam presentes na reunião representantes das Secretarias de Estado de Infraestrutura (Seinfra), de Educação (Seduc), de Governo (Segov), de Segurança Pública (SSP), Polícia Militar do Amazonas, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Instituto de Terras do Amazonas (Iteam).

FOTOS: ALEX PAZUELLO




Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato