13º salário de servidores DO ESTADO DO AMAZONAS será pago 30 de Novembro

Em Destaque
Por -
0

O governador do Amazonas, Omar Aziz, determinou a antecipação, para o próximo dia 30 de novembro, do pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário dos funcionários públicos estaduais. O pagamento aos mais de 90 mil servidores, entre ativos e inativos, vai injetar cerca de R$ 140 milhões na economia local, segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).  Neste ano, servidores também foram contemplados com reajustes salariais acima da inflação.
Pela legislação trabalhista, o pagamento do décimo terceiro salário pode ser feito até 20 de dezembro. “A determinação do governador Omar Aziz de fazer o pagamento ainda em novembro é para que os funcionários possam planejar seus compromissos e suas compras de fim de ano com mais tranquilidade”, destacou o secretário de Fazenda, Isper Abrahim.
Com a antecipação, o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores ativos e dos aposentados e pensionistas será feito na mesma data do vencimento salarial mensal, seguindo o cronograma estabelecido no calendário de pagamento do servidor estadual. Na segunda parcela, incidem os encargos sociais referentes ao Imposto de Renda e a contribuição para o INSS do décimo terceiro salário integral.
A primeira parcela foi paga em julho deste ano e representou uma injeção de R$ 120 milhões na economia local. Por determinação do governador  Omar Aziz também houve antecipação do pagamento da primeira parcela, de 30 de julho para o dia 15 do mesmo mês.
Mais ganhos - Neste ano, os reajustes salariais concedidos pelo governador Omar Aziz aos servidores do Estado foram de no mínimo 8%, quase dois pontos percentuais acima do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação. Os reajustes salariais contemplaram todos os servidores, inclusive das áreas de educação, saúde e segurança - secretarias que reúnem os maiores números de funcionários públicos.

Além dos reajustes salariais, várias categorias do serviço público estadual tiveram seus Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs) aprovados, a exemplo dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde, que esperavam o PCCR há mais de 20 anos e agora podem usufruir de promoções de acordo com desempenho e tempo de serviço, bem como passaram a ter uma data-base para o reajuste salarial.
O governador Omar Aziz também sancionou, este ano, Lei que instituiu o PCCR dos servidores técnicos e administrativos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ainda em 2011, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE) aprovou Projeto de Lei do Governo com alterações no PCCR dos servidores da administração direta, fundações e autarquias do Governo Estadual e também o PCCR dos órgãos que atuam no setor primário, beneficiando mais de 8 mil funcionários públicos.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)