Tecnologia permitirá monitoramento e prevenção de catástrofes via satélite no Amazonas

Em Destaque
Por -
1
            A prevenção e o monitoramento de catástrofes, como grandes enchentes e o deslizamento de encostas, no Amazonas, serão acompanhados em tempo real pelo Governo do Estado, através do Subcomando de Ações da Defesa Civil do Estado (Subcomandec). A implantação da tecnologia que permitirá esse serviço, desenvolvida pela empresa belga Ansur Technologies, foi discutida em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 3, na Faculdade de Tecnologia do Amazonas.
            A reunião teve a participação de representantes da Ansur, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que estão envolvidas no projeto, denominado Geopictures. A tecnologia já está em fase de testes pela UEA e Ufam, sob a supervisão da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect). Na prática a tecnologia belga consiste no monitoramento de catástrofes naturais em tempo real, via satélite. Com fotos e vídeos de alta qualidade, o Subcomandec receberá informações das áreas de risco de todo Estado.
            Para o titular do Subcomandec, tenente-coronel Roberto Rocha, o Geopicture representa a otimização das ações do órgão.  "O Geopicture agrega um aparato tecnológico com capacidade de identificar e informar em questões de segundos, deslizamentos de terra e alagações nas regiões mais remotas do Estado. A alta definição das imagens vai nos informar sobre a dimensão da ocorrência, ou seja, estaremos sempre preparados para o que acontecer", avaliou Rocha, ao ressaltar que o maior benefício será a chance de trabalhar na prevenção junto à população.
            Testes - O secretário estadual de  Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, informou que um aparato de equipamentos tecnológicos está sendo testado por meio de simulação. "Temos duas equipes, uma trabalha em campo e a outra em uma central de informações montada na Faculdade de Tecnologia do Amazonas. A equipe de campo simula o envio de informações, fotos e vídeos por meio de um equipamento capaz de se conectar ao satélite em regiões remotas, chamado de Terminal Bigham. As informações detalhadas sobre a localização geográfica do local enviado chegam em questão de segundos na central", explicou Odenildo.
            A fase de testes do projeto Geopictures se estende até o fim de março de 2012. Até lá, segundo o secretário, o Governo do Estado realiza articulações para que o projeto seja totalmente financiado por países europeus, principalmente Suíça e Bélgica, que investem na tecnologia e têm interesse em implantá-la na região. "Há um grande interesse europeu em proteger principalmente a Amazônia, eles sabem que uma catástrofe na região teria consequências mundiais", frisou Odenildo.  








Fotos: Nonato Duarte / AGECOM







Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonas

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Bom dia Amigo, de antemão quero parabenizar pelo Blog, muito bom.
    Meu caro gostaria de um favor seu. Seria possível você me arranjar o numero da Sec. Mun. de Saúde de Coari, é muito importante.

    Desde já agradeço sua atenção.
    Ulisses Barbosa
    ubmn@hotmail.com

    ResponderExcluir
Postar um comentário