Omar Aziz recebe apoio da cúpula do STJ para criação em Manaus do Tribunal Regional Federal – 6ª Região

Em Destaque
Por -
0

Em reunião com a cúpula do Superior Tribunal de Justiça (STF), em Brasília (DF), o governador Omar Aziz obteve, nesta terça-feira, dia 11 de outubro, importante apoio para a construção, em Manaus, de uma sede do Tribunal Regional Federal (TRF).

Omar Aziz foi à capital federal defender a proposta para que a capital do Estado seja a sede do TRF – 6ª Região, que vai abranger todos os estados da Região Norte – Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Acre, com exceção do Tocantins, que já possui tribunal.

"É fundamental a presença de um tribunal federal na nossa região e a prioridade é que seja no Amazonas, por ser um estado central, facilitando a abrangência de toda a região Norte", disse o governador.

Omar Aziz destacou que a Justiça Federal está presente em Manaus e Tefé, mas apenas com a presença de juízes federais. Com isso, o advogado tem que ir para Brasília para tratar dos assuntos de âmbito da justiça federal. Segundo o governador, a presença do tribunal dará mais celeridade à justiça e levará cidadania às regiões mais distantes.

O governador foi recebido pelo presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, que afirmou existir a vontade política do Governo do Amazonas e do Conselho da Justiça Federal para a implantação do TRF 6ª Região. "Uma sede na região Norte tornaria a justiça mais ágil e presente, principalmente, para julgar os processos envolvendo o narcotráfico, a exploração das riquezas naturais e minerais", disse Pargendler.

O presidente do STJ afirma que a construção da sede também incentivará a presença de juízes federais no Norte, uma vez que há grande concentração em outras regiões do Brasil. Com aprovação do poder judiciário, cabe ao Congresso Nacional e à Presidência da República dar andamento ao processo para criação do tribunal.

Na defesa pela sede, o governador Omar Aziz destacou, por exemplo, que o imposto de renda recolhido no Amazonas representa mais de 50% de toda a região Norte. "Tem casos federais que vão poder ser tratados no próprio Amazonas, região que lida com narcotráfico. É uma maneira de ampliar a Justiça para toda a Região", disse o governador, ao considerar produtivo o encontro do qual também fizeram parte o ministro do STJ, Mauro Campbell; o ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo; o presidente do TRF 1ª Região, desembargador federal Olindo Herculano de Menezes; o governador do Acre, Sebastião Viana, e o deputado federal Palderney Avelino.

"Esse é o momento do Estado do Amazonas se colocar como mais uma área onde a Justiça Federal possa atuar de forma presente, uma vez que existe tribunal em todas as regiões do Brasil".






Fotos: Alex Pazuello - AGECOM



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)