Na abertura da Fiam, governador Omar Aziz demonstra preocupação com a concorrência chinesa

Em Destaque
Por -
0



O governador Omar Aziz disse na noite desta quarta-feira, dia 26 de outubro, na abertura da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2011), que está preocupado com a crise econômica que assola os EUA e a Europa e com o avanço da economia chinesa sobre os mercados fora desses dois eixos. De acordo com ele, com a queda de consumo nos mercados americano e europeu, os chineses estão se voltando para novos mercados na América do Sul, o que pode gerar prejuízos à industrial nacional e ao polo da Zona Franca de Manaus.



"O poder de produção da China é muito rápido e com preço muito abaixo do que se pode imaginar. Como eles estabelecem regras próprias, eles têm esse poder de competitividade. A gente tem um concorrente muito forte", disse o governador, ao sustentar que o avanço dos produtos chineses é um problema para a Zona Franca de Manaus, que produz praticamente para a indústria nacional.



Na Fiam, o governador encontrou-se com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, com quem conversou bastante, antes da cerimônia de abertura. Questionado em entrevista sobre o nome indicado por ele para a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Omar Aziz confirmou a indicação de Thomaz Nogueira, secretário executivo de Fazenda do Amazonas, mas disse que a nomeação será feita pela presidente Dilma Rousseff. A escolha de Thomaz Nogueira saiu de um consenso com a bancada amazonense no Congresso Nacional.



No discurso de abertura da Fiam, o governador voltou a agradecer a presidente por ter assinado a proposta de Emenda à Constituição (PEC) prorrogando a Zona Franca de Manaus por mais 50 anos e o Projeto de Lei que altera o Decreto 288/1967, estendendo os incentivos fiscais da ZFM para os municípios da RMM, mas disse que é preciso preservar a competitividade. "É uma conquista que todos nós temos que festejar, mas ao mesmo tempo estar alerta para preservar a competitividade".



Viagem a Brasília – O governador Omar Aziz viaja nesta quinta-feira, dia 27, a Brasília, onde participa de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e outros governadores. Na pauta está a cobrança de redução dos juros das dívidas dos estados, considerados acima do mercado.



Omar Aziz também aproveitará o encontro para tratar sobre a liberação de recursos para o projeto de Mobilidade Urbana do Governo do Amazonas, que prevê a construção do monotrilho e um conjunto de intervenções viárias na cidade.










Fotos: Alex Pazuello / AGECOM






Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)