Governo do Estado oferece programação especial em comemoração ao Dia das Crianças


Para o Governo do Amazonas, o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, deixou de ser uma data cuja programação é limitada a um único dia. Durante toda a semana, os órgãos do Estado adotaram, por indicação do governador Omar Aziz, uma agenda especial destinada às crianças. Os eventos têm entrada gratuita, exceto as apresentações do 8º Festival de Teatro da Amazônica realizadas no Teatro Amazonas. Nos demais espaços, o acesso é livre.


A programação infantil no Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) começou no dia 8 de outubro e segue até o próximo sábado, dia 15. Nesta terça-feira, dia 11, no Parque Residencial Manaus (entre as ruas Tarumã e Ramos Ferreira), a partir das 17 horas, as crianças vão participar de várias brincadeiras. Já na quarta feira, dia 12, o dia começa com um café da manhã, servido às 7h para as crianças e pais. Durante todo o dia, os moradores vão participar de uma gincana, com direito a brindes aos vencedores.


A última atividade do Prosamim será no sábado, dia 15, com uma manhã de lazer, a partir de 8h30, na rua Nova, próximo ao Parque Residencial Cachoeirinha e na área do Igarapé do 40, onde as atividades serão promovidas pelo administração do programa ambiental em parceria com a Secretaria Estadual de Desporto, Juventude e Lazer (Sejel).



Diversão no Hospital – Na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), o Dia das Crianças será comemorado nesta terça feira, dia 11, com a animação com palhaços e recreadores. O evento tem o objetivo de levar diversão ao público que busca atendimento no hospital e, principalmente, aos 48 pacientes inscritos no programa de fisioterapia da FHAJ.


Segundo a fisioterapeuta da Pediatria, Daniele Pinho, o atendimento prestado pela Fundação, somado às ações sociais, contribui com a socialização dos pacientes neurológicos. "Com a fisioterapia trazemos esses pequenos pacientes para o convívio social e trabalhamos para uma maior expectativa de vida", disse. A programação infantil no hospital será no bloco E, das 9h às 12h.



Lazer, esporte e saúde – Desde o último domingo, dia 9, o projeto Domingo na Vila oferece atividades infantis com a criação do Espaço Kids. O projeto está sendo realizado aos domingos de outubro na pista de atletismo da Fundação Vila Olímpica (FVO), das 7h às10h. O Domingo na Vila oferece diversas atividades para a população infantil e adulta, entre elas testes gratuitos de saúde, como o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e CA (Circunferência Abdominal).


O Espaço Kids foi criado porque uma grande quantidade de crianças compareceu à pista de atletismo da FVO, acompanhadas de seus pais, no último dia 2, quando o projeto iniciou suas atividades. O "Domingo na Vila" é uma iniciativa do Governo do Amazonas e conta com profissionais das secretarias estaduais da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e da Saúde (Susam) e da Universidade Federal do Estado do Amazonas (Ufam). As próximas edições serão nos dias 16 e 30.



Cultura – A programação do 8º Festival de Teatro da Amazônia, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e realizado em parceria com a Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), também oferece espetáculos voltados para o público infantil.


Nesta quarta-feira, dia 12, a atração será a peça "Quadrinhos, posso entrar na sua história?", às 10h, no Teatro Amazonas, no Centro, zona Sul. Já às 16h, no Largo de São Sebastião, será encenado o espetáculo "A Lenda do Guaraná", com o Porantim Cia. de Teatro e Dança.


Na quinta-feira, dia 13, será apresentado o "Circo da Ilusão" com a Cia. Língua de Trapo, às 10h, no Teatro Amazonas. Na sexta-feira, dia 14, a programação prossegue com "História de um barquinho", com o grupo Baião de Dois, às 10h, no Teatro Amazonas. No sábado, dia 15, a Cia. Vitória-Régia sobe ao palco do Teatro Amazonas para encenar "O Casamento da Filha de Mapinguari".



Mais opções – Nesta quinta, dia 13, e sexta, dia 14, haverá atividades de futsal, cinema e brincadeiras interativas, de 8h às 12h e de 14h às 18h, no Centro Estadual de Convivência da Família, no Mutirão, zona Norte.


No sábado, dia 15, o Teatro Luiz Cabral, na zona Leste, exibirá filmes infantis para o público, de 16h às 17h30. A partir de 18h, no mesmo local, será encenada a peça "O Circo Chegou no Sítio do Pica Pau Amarelo". No mesmo horário, no Parque Senador Jefferson Péres, no Centro, zona Sul, será realizada mais uma edição do projeto Circo na Praça com o palhaço Paçoca. Pelo mesmo projeto, o mágico Andrey se apresenta, também às 18h, no Largo de São Sebastião.


Também no sábado, o grupo de artes cênicas Alecrim Nativo de Teatro Música e Diversão apresenta o espetáculo "A libélula e a cigarra" no Teatro Américo Alvarez, no Centro, zona Sul. O evento inicia às 19h.


Na Casa da Música Ivete Ibiapina, no Centro, o ventríloquo Oscarino Varjão e o boneco Peteleco fazem uma apresentação de 17h às 18h. No mesmo horário, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte, a peça "A libélula e a cigarra" será reapresentada.


No domingo, dia 16, o projeto Circo na Praça apresenta o palhaço Lero-Lero de 17h30 às 18h30, no Largo de São Sebastião. Na Casa da Música Ivete Ibiapina, a partir de 18h, acontece mais uma atração do 8º Festival de Teatro da Amazônia, com a Cia. Voar Teatro de Bonecos, que apresentará "Os Meninos Verdes".


Ainda no domingo, o palhaço Puxa-Puxa se apresenta no Parque Senador Jefferson Péres. Já o palhaço Espagute faz uma performance na Praça Heliodoro Balbi. No Teatro Jorge Bonates, em Flores, zona Centro-Sul, a Associação Amazônia Arte Mythos encena o espetáculo "Assembleia das Árvores". O horário de todas as apresentações é o mesmo: das 18h às 19h.



Maratoninha – O governo Omar Aziz, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), irá realizar, na Fundação Vila Olímpica de Manaus (avenida Pedro Teixeira, nº 400, Dom Pedro, zona Centro-Oeste), a 1ª Maratoninha da Floresta, que será realizada no dia 12 de outubro, às 16h.


A Maratoninha é direcionada para crianças na faixa etária de 7 a 13 anos, nos naipes masculino e feminino, com premiações para os primeiros colocados e sorteio de bicicletas no decorrer do evento. O objetivo é fomentar a prática da modalidade para crianças e adolescentes.


As inscrições podem ser feitas site www.sejel.am.gov.br ou na secretaria de Esportes da Vila Olímpica, no Centro de Convivência do Idoso, no bairro da Aparecida, no Centro de Conviência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, ou no Centro de Conviência da Família no Mutirão.



Conscientização ambiental e prêmios – Com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), visando despertar a consciência ambiental, haverá distribuição de mudas no dia da Maratoninha. Cada pessoa receberá uma cartilha explicativa de como plantar e os cuidados que deverá tomar para que a planta cresça.

Para motivar e despertar ainda mais o interesse, principalmente das crianças pelo plantio de novas mudas na cidade, a Coordenação da Marotoninha informa que serão sorteados os nomes de quatro crianças para receberem em suas residências visitas de técnico da Semmas e da Sejel no prazo de 30 dias. A intenção é verificar se a muda foi plantada com os devidos cuidados e, se constatado, a criança receberá um prêmio.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato