Escola Solidária emprega 670 pessoas em dois dias


Nas duas últimas edições do projeto Escola Solidária, ocorridas nos dias 17 de setembro e 1º de outubro, foram disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Trabalho (Setrab), 2.275 vagas de emprego, das quais 670 cadastrados foram inseridos no mercado de trabalho. As atividades do projeto seguem orientação do governador Omar Aziz de garantir acesso aos serviços públicos e de cadastro e encaminhamento a emprego.



A iniciativa promovida pelo Governo do Estado terá sua terceira edição neste sábado, dia 22 de outubro, das 8h às 15h, na Escola Estadual Antogildo Pascoal Viana (rua Jerusalém, s/nº, Colônia Santo Antônio, zona Norte). Na ocasião, serão disponibilizadas 550 vagas de emprego no comércio, indústria, serviços e construção civil.



O projeto implantado pelo governador Omar Aziz tem o objetivo de estreitar a relação entre a comunidade e as políticas públicas dos órgãos estaduais, federais e municipais. Segundo a secretária da Setrab, Iranildes Caldas, a oferta de empregos na ação solidária desafoga a demanda na sede do Sistema Nacional de Empregos no Amazonas (Sine/AM), localizada no Centro da cidade.



Mais oportunidades de emprego – De acordo com a secretária, a maioria das vagas de trabalho é direcionada ao setor industrial. "Com a proximidade do fim do ano, as indústrias aceleram a produção e dobraram o número de funcionários. Até dezembro, a tendência é aumentar as vagas no setor industrial e também no comércio", enfatiza.



Coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), o projeto dispõe ainda de 30 tipos diferentes de serviço gratuitos nas áreas médica (clínico geral, oftalmologia e odontologia), assistência social e cidadania, além de atividades esportivas e de entretenimento.



Balanço de atendimentos – O projeto foi implantado em setembro, pelo governador Omar Aziz, na Escola Estadual Ernesto Penafort, no São José, onde foram realizados mais de 20,7 mil atendimentos. A segunda edição aconteceu em outubro, na Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, na Compensa, com mais 14 mil serviços prestados.



De acordo com a titular da Seas, Regina Fernandes, na próxima edição, a expectativa do governo do Estado é atender mais de 20 mil pessoas dos bairros Colônia Santo Antônio, Manoa, Cidade Nova, Novo Israel, Monte Sinai e Vale do Sinai, na zona Norte. "No projeto Escola Solidária, a orientação do governador Omar Aziz e da primeira-dama, Nejmi Aziz, é garantir oportunidades de acesso à cidadania à população", disse.



Mais serviços na terceira edição – Na terceira edição do projeto Escola Solidária, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai realizar palestras com conteúdos de noções básicas de trânsito para crianças e adolescentes, além de gincanas e apresentação de fantoches, com os super-heróis. A Defensoria Pública do Estado (DPE) estará oferecendo orientação jurídica sobre legalização de terras, divórcio e paternidade.



A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) vai distribuir 400 fichas para atendimento oftalmológico e outras 300 para tratamento odontológico, além de consultas com clinico geral e distribuição de medicamento mediante receituário. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS) fará distribuição gratuita de mudas de espécies nativas (palmeira) e frutíferas, como abacate, coco e manga, e orientações à população.



O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) vai oferecer serviços de orientação como identificar vazamento de água e o funcionamento de hidrômetro e palestras sobre identificação de embalagens. A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), por meio do Procon, estará recebendo reclamações de consumidores sobre o descumprimento do Código de Defesa do Consumidor (DCD) nas diversas áreas do comércio, indústria e de serviços.

FOTOS: HERICK PEREIRA

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato