COARI CLAMA POR PAZ E JUSTIÇA

Em Destaque
Por -
1
A praça de São Sebastião, um dos cartões postais da cidade de Coari (AM), não chama mais a atenção somente pela presença da catedral de Sant'Ana e São Sebastião. Desde a manhã do último domingo (30), o gramado da praça foi preenchido por dezenas de cruzes de madeira e uma grande faixa preta simbolizando o luto por inúmeras mortes violentas ocorridas com muita freqüência na cidade de pouco mais de 65 mil habitantes, segundo o IBGE.
Um basta na violência em Coari atinge todos os segmentos da sociedade local, que apelam para sentimentos como o amor, compaixão, fraternidade, união e solidariedade, para propor uma nova chance à uma vida de paz.

A falta de políticas públicas, ausência de perspectivas de emprego e renda, descaso com a coisa pública, corrupção e atraso de salários são apontados como ingredientes que alimentam a violência. Em apenas três meses, dois caixas eletrônicos sofreram arrombamentos.
De acordo com um estudo feito pela delegada de Polícia Civil, Magda Santana, em 2010 ocorreram 14 homicídios em Coari, sendo que 12 foram motivados por drogas, como cocaína, maconha e pasta base que são vendidas à luz do dia pelas esquinas e becos da cidade. 

Em 2011, o número de assassinatos já chega perto de 20, incluindo o de Edinelson Praia de Castro, de 25 anos, ocorrido dia 31 de julho. Um dos filhos do atual prefeito é apontado como o principal suspeito.
Não é só a droga que move a violência em Coari, em seguida vêm os roubos e assaltos. 

No primeiro semestre deste ano, 34 golpes de terçado desferidos por todo o corpo, colocou fim na vida de pequenos furtos efetuados por F. F. da S., de apenas 16 anos, conhecido como "Cabeça". O aumento desordenado do número de moto-taxistas não habilitados fez crescer o número de acidentes de trânsito. Em 2010 foram 715 vítimas lesionadas, uma média de duas por dia.

A manifestação pública deve chamar a atenção também dos vereadores, já que a sede da Câmara Municipal está localizada diante da praça e, desde a última semana, a oposição conta com mais um membro, o vereador Iram Medeiros, que se junta a Emídio Neto e Vicente do Zito.








Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. daniel vc esqueceu que o maior agressor, esta na prefeitura, hoje, causando violencia a toda a população de coari, por todos os seus desmandos e perseguições e improbidades administrativas

    ResponderExcluir
Postar um comentário