Amazonas qualifica profissionais de UTIs da rede estadual de saúde

Em Destaque
Por -
0

            O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e em parceria do Ministério da Saúde, trouxe para Manaus uma equipe de especialistas do Hospital do Coração de São Paulo (Hcor) para aplicar o Programa de Aprimoramento da Qualidade Assistencial em UTI, denominado de Projeto Quality, a 430 profissionais da rede pública estadual de saúde. 

            Os treinamentos do projeto, que visam padronizar procedimentos e o atendimento com qualidade superior em todas as unidades de saúde do país, se encerram neste sábado (15) para os profissionais de cinco unidades do Estado: Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Fundação Hospital Adriano Jorge, Maternidade Ana Braga e Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio. A iniciativa segue orientação do governador Omar Aziz de melhorar a qualidade do atendimento na rede de alta complexidade do Estado.

            Iniciado no último dia 5 de outubro, o treinamento em Manaus envolveu aulas práticas com o ensino de técnicas atualizadas no cuidado de pacientes em estado grave, segundo destacou o médico de Terapia Intensiva e coordenador do projeto, Alexandre de Biasi. "A ideia é atualizar os profissionais do Amazonas quanto a novos procedimentos que devem ser aplicados dentro das UTIs", disse Biasi. 

            De acordo com o médico, os novos procedimentos foram atualizados em 2010 e estão sendo padronizados em todo o país. "Desde 2005 quando um paciente chegava ao hospital com uma parada cardiorrespiratória, o procedimento inicial adotado era a abertura das vias aéreas. Agora, comprovadamente, a compressão toráxica (também conhecida como massagem respiratória) é muito mais eficaz e representa toda diferença entre a vida e a morte do paciente", apontou o especialista.

            A capacitação em Manaus atende médicos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem de unidades de saúde do Estado, que também tiveram a oportunidade de trocar experiências com os sete especialistas do Projeto Quality que ministram o curso em Manaus. Com o projeto, que alcança não só o médico mas todos os profissionais que acompanham os pacientes,  a expectativa é que os novos procedimentos reduzam o número de óbitos dentro das UTIs. Para o médico intensivista e coordenador da UTI do Hospital 28 de Agosto, Nelson Barbosa, a capacitação permite que cada profissional de saúde esteja ainda mais preparado para atender situações graves e de emergência.






Fotos: Roberto Carlos / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)