1 milhão para a popularização da ciência no interior do Estado


            O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam),  anunciou, nesta quinta-feira, 20 de outubro, o investimento de R$ 1 milhão em projetos de popularização da Ciência e Tecnologia (C&T) no interior do Estado. O anúncio foi feito durante a abertura da 8ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (SNCT-AM), que acontece até o próximo sábado, 22, das 8h às 17h, no Clube do Trabalhador do Sesi, no Aleixo, zona leste de Manaus.

            Atendendo à recomendação do governador Omar Aziz, o recurso, que será liberado por meio de edital lançado também nesta quinta-feira,  contemplará projetos de difusão da C&T sobre o tema 'Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos', em todos os municípios do Estado. De acordo com a diretora-presidente da Fapeam, Olívia Simão, os projetos devem propor a organização e execução de atividades em espaços abertos ao público.

            "Os recursos poderão apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência e tecnologia para todos os públicos" informou Olívia, ao acrescentar que cada projeto terá o investimento máximo de R$ 50 mil", explicou.

            O edital para submissão de propostas pode ser acessado pelo site www.fapeam.am.gov.br. O prazo limite para apresentar as propostas vence no próximo dia 21 de dezembro. O resultado com os projetos aprovados será divulgado a partir de fevereiro de 2012. A contratação dos trabalhos iniciam no mês seguinte.

            A iniciativa do Governo do Amazonas na popularização da ciência para todos os seus municípios, na avaliação do físico e coordenador geral da Semana Nacional de C&T, Ildeu Castro, é inédita em comparação aos demais Estados brasileiros, que concentram a promoção de ações que fazem parte da Semana em suas capitais. "Com isso, o Amazonas supera Estados como São Paulo e Minas Gerais no volume de atividades durante a realização da Semana de C&T. Esse movimento vai contribuir para a melhoria da educação dentro das escolas", destacou Castro.

            Na opinião do titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), Odenildo Sena, o investimento é uma oportunidade de ampliar o interesse da população pela ciência e, segundo ele, merece mais atenção da esfera federal. "Estamos no centro da maior e mais rica biodiversidade de planeta e a gente sabe o quanto as mudanças climáticas já vem afetando estes biomas", disse o secretário.          
Programação é acompanhada por 27 mil alunos do Estado
            Toda programação da 8ª SNCT-AM, que compreende palestras, oficianas e apresentações teatrais, está sendo acompanhada por 27 mil alunos dos 62 municípios do Amazonas, por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Realizada nas instalações do Clube do Trabalhador do Sesi, a 8ª edição conta com 31 estandes com os mais variados temas da área de ciência e tecnologia.









Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM







1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Antonio magoado21/10/2011, 11:14

    Daniel vc esta divulgando uma materia feita felo G1,o que nós coariense podemos nos espantar é a cara de pau do secretario de Ciencias e Tecnologia de Coari ,usar um evento desse que esta sendo feito em outros municipio como se fosse de sua autoria,caro Eloim crie alguma coisa,porque esta secretaria não produz nada a não ser tu tá andando na cola do Arnaldo o dia todo e ainda falando por ele porque o mesmo não tem capacidade para pensar.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato