Select Menu
» » Reestruturação do Corpo de Bombeiros reduz tempo de resposta
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga


            O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM) reestrutura a estratégia operacional no atendimento das ocorrências de incêndio e reduz de doze para seis minutos o tempo médio de resposta da corporação, o que representa o intervalo entre a chamada, via telefone, e a chegada das viaturas no local do sinistro. Para alcançar esse resultado, foram definidas 12 estações da instituição, localizados em diferentes bairros de Manaus previamente mapeados.  A melhoria atende determinação do governador Omar Aziz de revitalizar todo o sistema de segurança estadual.
            
Cada estação é composta por uma guarnição completa, formada por combatentes a incêndios, salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar e desencarceramento. "O posicionamento do efetivo em pontos estratégicos permite o atendimento mais rápido e com maior eficiência, evitando, assim, o agravamento das ocorrências", disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias. Para mapear os pontos estratégicos onde estão as estações, Dias informou que a corporação fez um estudo para avaliar a velocidade média e locomoção das viaturas na cidade, assim como a relação entre o espaço percorrido e o deslocamento real, em decorrência dos desvios e curvas encontrados em diferentes trajetos.
            
No Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, os bombeiros mantêm, ainda, uma estação de Serviço Contra Incêndio (SCI), que além de prestar assistência ao local, estende o atendimento a uma área de oito mil metros do entorno. De acordo com o comandante, nos próximos meses o Corpo de Bombeiros vai implantar mais três novas estações, completando a cobertura em toda a cidade. As unidades compreenderão o Parque das Laranjeiras, nas zona centro-sul; o Mundo Novo, zona norte, e Campos Elísios, zona centro-oeste de Manaus.
            
Investimentos - Além da implantação das estações em perímetros mapeados, Dias destacou o investimento em equipamentos e viaturas, que alcança cerca de R$ 14 milhões este ano. Com a aquisição de novas viaturas, o Corpo de Bombeiros mantém oficiais de plantão em corredores viários das zona oeste e leste. "O Governo do Estado investiu na compra de pick ups para que um oficial circule e atenda a essas duas áreas específicas. Diante das ocorrências nesses locais, o deslocamento é mais rápido e, caso o sinistro assuma grandes proporções, a guarnição é acionada", explicou Dias. A zona sul será a terceira área beneficia com um oficial permanente.

            Outro investimento de destaque foi a aquisição de uma plataforma móvel que atinge 68 metros de altura, com escada com capacidade de chegar a uma altura de 37 metros, para atender ocorrências de grandes proporções. Entre os principais investimentos estão, ainda, a aquisição de 15 viaturas, 200 roupas de proteção usadas nas ocorrências de incêndio e 160 capacetes.

            A equipe de mergulhadores da corporação também recebe aportes em qualificação e novos equipamentos, a partir da aquisição de cilindros, nadadeiras, coletes, máscaras e compressores. Os 30 mergulhadores participaram recentemente de treinamento o Corpo de Bombeiros dos Estados de  São Paulo e do Pará. Até o final deste ano, Dias informou que a corporação deve receber cinco lanchas equipadas com motor de 115 HP, que serão utilizadas nos finais de semana no entorno de Manaus e na prevenção contra afogamentos. A aquisição das lanchas é o resultado da parceria entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). "Em 2007, os bombeiros contavam apenas com seis mergulhadores, hoje, a equipe de 30 mergulhadores atende às necessidades do Estado. Os homens estão aptos ao mais diversos tipos de resgate, por que possuem equipamentos modernos e são treinados para mergulhar até 35 metros de profundidade", destacou.


Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM











Autor Daniel Maciel Gomes

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.