20 de setembro de 2011

Reestruturação do Corpo de Bombeiros reduz tempo de resposta


            O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM) reestrutura a estratégia operacional no atendimento das ocorrências de incêndio e reduz de doze para seis minutos o tempo médio de resposta da corporação, o que representa o intervalo entre a chamada, via telefone, e a chegada das viaturas no local do sinistro. Para alcançar esse resultado, foram definidas 12 estações da instituição, localizados em diferentes bairros de Manaus previamente mapeados.  A melhoria atende determinação do governador Omar Aziz de revitalizar todo o sistema de segurança estadual.
            
Cada estação é composta por uma guarnição completa, formada por combatentes a incêndios, salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar e desencarceramento. "O posicionamento do efetivo em pontos estratégicos permite o atendimento mais rápido e com maior eficiência, evitando, assim, o agravamento das ocorrências", disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias. Para mapear os pontos estratégicos onde estão as estações, Dias informou que a corporação fez um estudo para avaliar a velocidade média e locomoção das viaturas na cidade, assim como a relação entre o espaço percorrido e o deslocamento real, em decorrência dos desvios e curvas encontrados em diferentes trajetos.
            
No Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, os bombeiros mantêm, ainda, uma estação de Serviço Contra Incêndio (SCI), que além de prestar assistência ao local, estende o atendimento a uma área de oito mil metros do entorno. De acordo com o comandante, nos próximos meses o Corpo de Bombeiros vai implantar mais três novas estações, completando a cobertura em toda a cidade. As unidades compreenderão o Parque das Laranjeiras, nas zona centro-sul; o Mundo Novo, zona norte, e Campos Elísios, zona centro-oeste de Manaus.
            
Investimentos - Além da implantação das estações em perímetros mapeados, Dias destacou o investimento em equipamentos e viaturas, que alcança cerca de R$ 14 milhões este ano. Com a aquisição de novas viaturas, o Corpo de Bombeiros mantém oficiais de plantão em corredores viários das zona oeste e leste. "O Governo do Estado investiu na compra de pick ups para que um oficial circule e atenda a essas duas áreas específicas. Diante das ocorrências nesses locais, o deslocamento é mais rápido e, caso o sinistro assuma grandes proporções, a guarnição é acionada", explicou Dias. A zona sul será a terceira área beneficia com um oficial permanente.

            Outro investimento de destaque foi a aquisição de uma plataforma móvel que atinge 68 metros de altura, com escada com capacidade de chegar a uma altura de 37 metros, para atender ocorrências de grandes proporções. Entre os principais investimentos estão, ainda, a aquisição de 15 viaturas, 200 roupas de proteção usadas nas ocorrências de incêndio e 160 capacetes.

            A equipe de mergulhadores da corporação também recebe aportes em qualificação e novos equipamentos, a partir da aquisição de cilindros, nadadeiras, coletes, máscaras e compressores. Os 30 mergulhadores participaram recentemente de treinamento o Corpo de Bombeiros dos Estados de  São Paulo e do Pará. Até o final deste ano, Dias informou que a corporação deve receber cinco lanchas equipadas com motor de 115 HP, que serão utilizadas nos finais de semana no entorno de Manaus e na prevenção contra afogamentos. A aquisição das lanchas é o resultado da parceria entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). "Em 2007, os bombeiros contavam apenas com seis mergulhadores, hoje, a equipe de 30 mergulhadores atende às necessidades do Estado. Os homens estão aptos ao mais diversos tipos de resgate, por que possuem equipamentos modernos e são treinados para mergulhar até 35 metros de profundidade", destacou.


Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM











Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

MENSAGEM DE NATAL VEREADOR ROBÉRIO QUEIRÓZ

MENSAGEM DE NATAL VEREADOR ROBÉRIO QUEIRÓZ