Rede de distribuição de gás natural ganha sistema de monitoramento em tempo real

Em Destaque
Por -
0
         A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) oficializou, nesta sexta-feira, 12 de agosto, a instalação do seu Centro de Controle Operacional (CCO), que passa a permitir o monitoramento, em tempo real, de toda a rede de distribuição do gás natural. A inauguração teve a presença do vice-governador do Estado, José Melo, que avaliou a nova tecnologia como um passo importante para o uso da energia limpa no Estado.

         Com investimentos estaduais da ordem de R$ 1,8 milhão, o CCO funciona na sede da Cigás e consiste em um espaço dotado de telas que monitoram os 43 quilômetros de tubulação da rede de distribuição de gás. Gerados 24 horas, os dados chegam ao CCO via fibra ótica instalada ao longo de toda a extensão da rede.

         A maior vantagem do novo sistema, segundo o diretor-presidente da Cigás, Lino Chíxaro, é a possibilidade dos operadores do órgão estarem aptos a controlar, à distância, o fluxo do gás em qualquer ponto do traçado de distribuição. O CCO também é capaz de emitir alarmes em qualquer eventualidade e situações anormais.

         "Estamos com um sistema de altíssimo nível. Nós vamos ter o controle de todo o fornecimento de gás, o que é muito bom em termos práticos, operacionais, mas, também, de segurança para a população", enfatizou Lino Chíxaro. Segundo ele, a atuação da Cigás, por meio do CCO, será mais eficaz na prevenção de situações como vazamento de gás e falta de energia.

         O vice-governador José Melo, que conheceu as instalações e o funcionamento do sistema, afirmou que a segurança da nova tecnologia traduz a consolidação da rede, que atende a seis Usinas Termelétricas (UTE) e Parques Industriais Ecológicos (PIE) e a dois postos de Gás Natural Veicular (GNV), em Manaus. Para ele, com a produção de energia limpa, o Amazonas poderá "sonhar com novos polos".

         "A Cigás irá gerar energia limpa de um lado e, do outro, com o Linhão do Tucuruí, virá energia também limpa, permitindo que o Amazonas tenha esse insumo importante e que possa sonhar com novas indústrias de transformação no futuro", defendeu o vice-governador, afirmando que o Governo Estadual tem planos de fazer uso do gás natural na implantação de polos gás-químico, petroquímico e na produção de fertilizantes.

 Monitoramento 24 horas

          Pelas três estações do CCO, a Cigás passa a ser capaz de fazer o controle da pressão e temperatura, além de identificar a abertura de válvulas, falhas elétricas e a intrusão da rede de distribuição de gás natural por terceiros. De acordo com Lino Chíxaro, o setor é um dos mais modernos em funcionamento nas distribuidoras de gás natural canalizado do país.

         As informações geradas, que circulam nos cabos de fibra ótica lançados nas tubulações, são traduzidas em gráficos e tabelas, que podem ficar armazenados na memória do CCO por cinco anos. Uma alternativa para o monitoramento é a geração de alertas por GPRS, mesma tecnologia utilizada por aparelhos de telefonia celular.

Expansão da rede

         Lino Chíxaro informou que, para o ano que vem, a Cigás planeja ampliar a rede de distribuição para atender a empresas instaladas no Distrito Industrial. Ele também garantiu que o órgão está em fase final de fechamento de contrato com nove indústrias localizadas próximas à rede de distribuição, nas proximidades da avenida Torquato Tapajós.

         "Hoje, nós estamos aptos a fornecer gás para todas as termelétricas que estão instaladas em Manaus. Ainda não oferecemos tudo o que dispomos porque as termelétricas ainda não estão todas convertidas, mas nós temos gás suficiente", destacou o diretor-presidente. "Embora o gás não seja algo que se realiza rapidamente, temos um cronograma e ele está sendo cumprido dentro dos parâmetros que nós havíamos planejado."

         A Cigás gerencia 43 quilômetros de rede de gasodutos, contemplando cinco estações de medição e regulagem de pressão, duas estações de odorização de GN, sistema de proteção catódica, lançamento de fibra ótica em toda a extensão do gasoduto, válvulas de bloqueio e outros elementos de segurança.

         Atualmente, a rede de distribuição de gás natural mantida pela Cigás atende as UTEs de Mauá e da Aparecida, ambos na zona sul da capital, e os PIEs Tambaqui, Gera (Ponta Negra), Breitener Jaraqui (avenida Torquato Tapajós), Manauara (rodovia AM-010) e Cristiano Rocha (BR-174).

--



Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)