Governo do Estado, TJA e iniciativa privada arrecadam livros para o sistema prisional

Em Destaque
Por -
0
Estimular o hábito da leitura como ferramenta de ressocialização e contribuir com o avanço da educação informal. Com este propósito, o Governo do Estado em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA) e a iniciativa privada dá início à campanha de arrecadação de livros destinados às unidades prisionais da capital e dos municípios. A iniciativa se estende até o próximo dia 31 e vai envolver as seis lojas da rede de supermercados do Grupo Carrefour da cidade.

Se por um lado a campanha beneficia os detentos do sistema carcerário do Amazonas, por outro, os colaboradores da iniciativa também encontram vantagens. Além da prática do ato solidário e de inclusão social, os voluntários que doares três livros recebem uma bandeja de iogurte da marca Danone. A campanha reforça o Projeto Começar de Novo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e irá beneficiar os internos das dez unidades prisionais da capital e as oito da capital.

Segundo o presidente do TJA, João Simões, participar da iniciativa representa um exercício da cidadania. "Nós queremos conscientizar a população que os apenados, aqueles recolhidos nos institutos prisionais, perderam apenas a liberdade, mas não perderam a sua cidadania por inteiro. Proporcionando a eles (detentos), lazer e instrução, com certeza, saíram bem melhor do que entraram no sistema carcerário", enfatiza Simões.



Novos livros – O sistema prisional do Amazonas concentra cerca de seis mil detentos. São dez unidades prisionais localizadas na capital e oito no interior do Estado. A campanha de arrecadação de livros tem o propósito de beneficiar todas as unidades carcerárias, especialmente aquelas que detêm espaços destinados à leitura e bibliotecas, entre as quais, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), a Penitenciária Feminina de Manaus, o Centro de Detenção Provisório de Manaus e o Hospital de Custódia.

O diretor regional do grupo Carrefour, Altamir Sossela, disse que a campanha se estende as seis lojas de supermercados da capital e os doadores devem procurara Central de Atendimento dos estabelecimentos. "Por mês, recebemos cerca de 560 mil clientes. Se 10% desse público contribuir, somamos 56 mil pessoas colaborando com a causa social", argumenta o empresário.



Política de humanização – De acordo com secretário executivo adjunto da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), Bernardo Encarnação, a política de humanização do sistema carcerário do Amazonas, defendida pelo Governo do Estado, se estende aos servidores da secretaria. "A Escola de Administração Penitenciária da Sejus, que visa qualificar os servidores da secretaria, está em andamento com os cursos de gestores e de requalificação dos agentes penitenciários".

Bernardo destaca, ainda, a parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que mantém a Escola Estadual Giovanni Figlioulo dentro do Compaj, exclusiva aos detentos que cumprem pena em regime fechado.

Outra parceria, citada pelo secretario da Sejus, é com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio do qual, os presos do regime semiaberto participam de cursos de capacitação. "Formamos, recentemente, uma turma de 25 bombeiros e 20 instaladores hidráulicos. O Cetam contribui com a equipe de instrutores e a Sejus com a estrutura dos cursos", explica o secretário, enfatizando a importância da formação profissional na inserção dos detentos no mercado de trabalho e, futuramente, nas obras da Copa de 2014.


FOTOS: ALFREDO FERNANDES/AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)