Governo do Estado amplia investimentos em ações para povos indígenas


            De janeiro a julho deste ano, o Governo do Estado já investiu nas políticas públicas voltadas aos povos indígenas do Amazonas o mesmo volume de recursos aplicado durante todo o ano passado. Os investimentos nos primeiros sete meses deste ano foram da ordem de R$ 259 mil e beneficiaram 31.877 indígenas de diferentes etnias através de projetos de fortalecimento das comunidades e sustentabilidade econômica, o que inclui a qualificação profissional e geração de renda, além de programas na área de atenção social.


            Nos últimos oito anos, período que marca a inclusão dos povos indígenas na pauta de investimentos da administração estadual, foram aplicados R$ 2,292 milhões em programas de desenvolvimento econômico, oferta de crédito, realização de pesquisas científicas, educação e qualificação. O balanço do período foi apresentado, nesta segunda-feira (22), pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).

            Segundo o secretário de Estado para os Povos Indígenas, Bonifácio Baniwa, o diálogo aberto com o governo foi o principal responsável pelos avanços conquistados nos últimos anos. Nos últimos oito anos, o total investido pelo Governo do Estado representou 40% de todos os recursos captados pelas entidades indigenistas. Entre as melhorias, Baniwa cita a instalação de 26 escolas em comunidades indígenas, atendendo a cerca de 57 mil estudantes; e a oferta de vagas no ensino superior, o que está beneficiando 570 indígenas amazonenses.

            "A primeira mudança é o respeito. Temos avançado cada vez mais no processo de conquista dos nossos direitos. Só para você ter uma ideia, antes da gente ter apoio do Governo do Estado não existia nenhuma escola de Ensino Médio em terras indígenas. Agora, além dessa conquista, o governo está trabalhando para garantir que os indígenas sejam gestores das suas terras", disse Baniwa.

            Entre os investimentos de destaque estão, ainda, a oferta de crédito para indígenas por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para agricultura e pesca, e a criação do Fundo das Organizações Indígenas, que apoia centros de comercialização, transporte e casas de farinha. A organização da Cadeia Produtiva da Castanha e os projetos de manejo de pescado em terras indígenas também são projetos que contam com apoio do Governo do Estado.

            PPA - Para atender os novos desafios, a Seind está trabalhando no Plano Plurianual (PPA 2012-2015) que vai definir os investimentos prioritários até 2015. O foco será a gestão ambiental e territorial das terras indígenas, a produção sustentável com geração de trabalho e renda através das cadeias produtivas de produtos florestais, o desenvolvimento do turismo e da mineração em terras indígenas.

            "Com o PPA, queremos mostrar que dá para trabalhar tanto na área de turismo, extrativismo, artesanato, na área de educação e levar várias parcerias para ajudar a desenvolver essas terras. Entendemos que a mineração, com responsabilidade social e responsabilidade ambiental, pode sim melhorar a qualidade de vida. Nós temos essa riqueza e ela precisa ser trabalhada em benefício da nossa população", afirmou Baniwa.

FOTOS: ALFREDO FERNANDES

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato