Governo do Amazonas lança campanha para incentivar doação de leite e anuncia novas unidades de saúde

O governador Omar Aziz anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 12 de agosto, que pretende iniciar, em breve, a construção de um hospital e pronto-socorro de 200 leitos na zona Norte e de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos. Seus dois principais compromissos de campanha para área de saúde, junto com a melhoria do sistema de atendimento, deverão sair do papel até o fim deste ano e ficar prontos antes do final de seu governo.

A afirmação foi feita durante o lançamento da campanha de incentivo à doação de leite materno, lançada pela Secretaria Estadual de Saúde, que tem como principal incentivadora a primeira-dama Nejmi Aziz. No evento, realizado no Instituto da Mulher Dona Lindu, Nejmi foi homenageada com o título de madrinha dos bancos de leite do Estado e assumiu o compromisso de estar à frente da campanha "Tem gente que tem o peito cheio de amor", cujo objetivo é aumentar o estoque de leite humano para distribuição aos bebês prematuros internados em hospitais e maternidades.

Ainda nesta sexta-feira, o governador deve reunir-se com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, para discutir os últimos detalhes dos novos projetos para a saúde, que também incluem a conclusão do projeto de construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital e interior. "Vamos definir orçamentos para as obras, as prioridades e uma série de outras ações que vamos tomar nos próximos meses e para o próximo ano", disse Omar, destacando que ainda busca um local para a clínica de reabilitação. Já o novo hospital da zona Norte está previsto para ser construído no terreno da Expoagro, em Santa Etelvina.

Segundo o governador, os investimentos não se restringem às obras, mas também na capacitação de recursos humanos. "Não basta ter grandes unidades. É preciso que a população tenha um bom atendimento, e para isso é preciso que os recursos humanos estejam incentivados para trabalhar. Nós vamos cada vez mais investir em recursos humanos, em novas estruturas e no atendimento, para que as pessoas saiam satisfeitas", disse Omar Aziz.
Sobre a clínica de reabilitação, o governador reconheceu o trabalho que é feito hoje por entidades sem fins lucrativos, mas admite que o Estado deve fazer a sua parte. "O Estado precisa ter uma clinica de reabilitação com atendimento de ponta. Eu espero até o fim do meu governo construir e entregar à população".

Ato de amor – A primeira-dama Nejmi Aziz ressaltou a importância da doação de leite materno. Durante o evento de lançamento da campanha, ela e o governador entregaram o troféu para mulheres que se destacaram na doação aos bancos de leite estadual. As campeãs foram Cristina Gomes Almeida e Marieta dos Santos.

"Doar leite é um ato de amor, pois ajuda a salvar vidas", disse a primeira-dama. Tanto ela quanto o governador ressaltaram em seus discursos a importância da amamentação para uma vida saudável e prevenção da mortalidade infantil. Nejmi lembrou que o Amazonas obteve avanços grandes no combate a mortalidade infantil. Nos últimos 25 anos, a taxa caiu de 40 mortes para cada grupo de 1 mil nascidos vivos para 17.

Novo banco de leite – A primeira-dama ressaltou que os bancos de leite do Amazonas produzem acima da média nacional, mas os estoques deverão aumentar ainda mais com a campanha e a inauguração do terceiro banco de leite estadual, que irá ser instalado na maternidade Azilda Marreiro, no próximo dia 30.

Omar Aziz reforçou a previsão anunciando que vai estender os bancos de leite para o interior do Estado. Atualmente estão sendo produzida uma média de 150 litros de leite por mês nos bancos das maternidades Ana Braga e do Instituto da Mulher.

Benefícios da amamentação – De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, crianças amamentadas com leite materno adoecem 25 vezes menos por diarreias e 14 vezes menos por pneumonia. O leite também reduz alergias e infecções e diminui os riscos de doenças como diabetes. "O resultado é mais qualidade de vida e redução dos índices de mortalidade infantil", afirmou.

Orientação – A campanha inclui a distribuição de material gráfico (cartazes, folhetos e banners) nas unidades de saúde, empresas, escolas e associações comunitárias. Além de destacar a importância do leite materno, o material orienta as doadoras sobre a forma correta de coletar o leite a ser doado.

As interessadas em doar leite podem ligar para os telefones 3249-6823 ou 3249-6824 (maternidade Ana Braga) e 3236-7899 ou 3214-1135 (Instituto da Mulher). Após análise e pasteurização nos bancos de leite, é feita a distribuição para hospitais e maternidades da rede pública e privada. Aproximadamente, 600 crianças são beneficiadas todos os meses com o leite das voluntárias. Para isso, cerca de 280 mães fazem doações semanais regulares. Em dois anos, os dois bancos contaram com adesão de 3.145 mulheres.

O Governo do Estado também está incentivando a instalação de Salas de Amamentação nas empresas, com o objetivo de garantir a continuidade do aleitamento, após a licença maternidade. Uma oficina de sensibilização foi realizada no início do mês com diversas empresas do Distrito Industrial. A Phillips do Brasil, primeira a aderir à campanha, ao instalar o espaço reservado à amamentação na empresa, também foi homenageada no lançamento do evento.

FOTOS: ALEX PAZUELLO






Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato