EM COARI MULHER DESMAIA NO MEIO DA RUA E MORRE POR PRECARIEDADE DO SISTEMA DE SAÚDE

Os familiares da senhora Selça Gomes Pereira, 48 anos, lamentam e choram enquanto veêm o corpo de sua mãe sobre uma mesa, sendo velada às vesperas do aniversário da cidade de Coari. Era para ser um dia de celebração, mas está sendo um dia de luto. Seria até um fato aceitável, diante da inevitável realidade da morte se não fossem alguns detalhes que a família me descreveu e que passo a relatar à baixo.

Hoje pela manhã, às 7:30hS, quando saiu de sua casa a senhora Selça desmaiou em frente a Unidade Básica de Saúde do Bairro da União, onde mora. Detalhe: A Unidade Básica de Saúde estava fechada. FECHADA .... fechada.

Mesmo assim os populares que tentavam ajudar a senhora que havia desmaiado tentaram novamente auxílio do sistema de saúde. Ligaram para o SOS pedindo a ambulância. A resposta obtida foi que não seria possível enviar a ambulância por não estarem disponível no momento. Desesperados, as pessoas colocaram a senhora em um moto-taxis e dispararam feito louco em direção ao Hospital Regional de Coari. Ao chegarem, a mulher foi posta em uma cadeira de roda na recepção para que a ficha fosse preenchida com o nome dela. Ao levarem para o atendimento a mulher havia morrido.

Nem posto de saúde com desfibrilador, nem ambuläncia com desfibrilador e quando chegou ao hospital parecia já ser tarde para tentar reanimar a senhora. A morte desta mulher revela a precariedade do Sistema de Saúde em Coari, uma estrutura que não funciona. Os profissionais são competentes, mas a estrutura não funciona.

A morte é inevitável, mas neste caso, a Unidade de Saúde fechada e o fato da ambulância não poder se enviada e até mesmo a burocracia do atendimento em face a um quadro que deveria ter sido diagnosticado com a rapidez com que uma vida humana merece, foram fatores que contribuiram para que mais uma vida de uma coariense se perdesse. Tudo porque falta gerência e funcionamento do Sistema de Saúde em Coari.

6 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. SE FOSSE MINHA MÃE, VCs TAVAM ERA FU.....

    ResponderExcluir
  2. um inresponsavel que está bricando de ser prefeito só sabe fazer festa e mas festa como se diz há música olha ai olha ai ele tá bebo,ele bebo vai cair cair ele tá bebo ele té bebo.esse é o melor do prefeito de coari-am

    ResponderExcluir
  3. que saudade do secretario zé ricardo. pelo meno as coisas funcionavam.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente temos que nos deparar com pessoas, que a qualquer custo querem se promover politicamente à custa de tragédias alheias.
    Que bom seria se a máfia da politica coariense tanto faz governo como oposição que é a principal, pois já esteve lá, olhasse com verdadeiro respeito por essas pessoas carentes e necessitadas de verem os seus direitos respeitados e garantidos.
    “ponto de vista”.

    ResponderExcluir
  5. E VERDADE ESSA MÚSICA EA CARA DE ARNALDO INCOMPETENTE?

    ResponderExcluir
  6. UBS com desfibrilador?
    OK...

    Essa é boa!
    UBS é preparada pra receber apenas casos superficiais, curativos, atendimentos não emergenciais... Esse tipos de urgencia deve ser encaminhado ao SAMU, caso de Coari o SOS! E pergunto eu, SOS tem profisional competente? Que eu saiba não possui se quer um enfermeiro, e mesmo se o SOS tivesse o desfibrilador não poderia usar, pq tec. de enfermagem não poder usar esse metodo, infelizmente Coari esta precisando de td...

    Caso seja publicado esse comentario agradeço desde já!
    #nunkpostammeuscoments

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato