Detran-AM implanta biometria em exame de direção

Em Destaque
Por -
0

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) iniciou a fase de testes da identificação biométrica no exame de direção para os candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Estado. A automatização do processo tem como meta inibir a ocorrência de fraudes e dar mais rapidez à divulgação do resultado da prova prática de direção. O novo procedimento entra em operação no mês de setembro.
            Os testes com a identificação biométrica dos candidatos começaram no início de agosto no Complexo de Exames de Direção Veicular, com a utilização de tablets interligados ao sistema do Detran-AM. No equipamento, antes do início do percurso do exame de direção, os candidatos são identificados por meio da impressão digital. “Nessa fase de testes, estamos identificando falhas, fazendo adaptações e melhorando o processo antes da implantação definitiva da automação com os tablets”, explicou a diretora do Detran-AM, Mônica Melo.
            De todas as etapas para a habilitação, apenas o exame de direção ainda não era feito com identificação eletrônica. Com a adoção da biometria, o resultado do exame de direção será divulgado no mesmo dia em que a prova for realizada, como já acontece com a prova de legislação. Quando houver reprovação, o candidato poderá consultar os motivos através do site do órgão na internet (www.detran.am.gov.br), sem a necessidade de requerer os detalhes da inaptidão, como é exigido atualmente. A informação ficará disponível na sessão ‘Consultas-Habilitação’, na parte esquerda do site e o candidato poderá consultar os detalhes digitando o número do Registro Nacional de Carteira de Habilitação, código adquirido no ato da entrada do pedido para o documento.
            “Somos o primeiro departamento de trânsito do País a fechar todo o processo para a habilitação com a identificação biométrica. Vamos dar celeridade e transparência ao processo para a habilitação, acabando com todas as brechas para possíveis fraudes ao exame. A incidência é pequena, mas detectamos alguns casos de pessoas fazendo a prova  no lugar do candidato. Temos casos encaminhados à polícia para apuração porque isso é um crime e estamos tratando como tal”, disse.
            Por mês, o Detran-AM realiza em média 12 mil exames práticos de direção nas cinco categorias de habilitação. A categoria ‘A’ (moto) é a que concentra o percentual de reprovação mais acentuado, com 60% dos candidatos inaptos. Nas categorias ‘B’ (carro), ‘C’ (veículos pesados), ‘D’ (ônibus) e ‘E’ (caminhão), o índice de reprovação gira em torno de 30%.   

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)