Susam comemora avanços no Dia Mundial da Saúde

Em Destaque
Por -
0


            A expansão da rede de assistência e a ampliação de serviços de média e alta complexidade, facilitando o acesso a tratamentos e diagnósticos antes realizados apenas fora do Estado, estão entre os avanços comemorados pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.

            A data, que este ano será marcada em todo o país pelo início da mobilização para a realização das etapas municipais e estaduais da Conferência Nacional de Saúde é, na avaliação do secretário Wilson Alecrim, o momento de comemoração das conquistas e de fortalecimento das ações que visam a superação de desafios ainda existentes na saúde pública.

            Wilson Alecrim destaca que o Governo do Amazonas tem investido fortemente não só na infraestrutura da rede de serviços na capital e no interior e na ampliação da oferta de serviços de média e alta complexidade, mas também na humanização do atendimento, considerada, segundo ele, uma prioridade na rede estadual. Temos unidades novas, grandes e bem equipadas que, além de tratamentos de ponta, devem oferecer atendimento humano e acolhedor para a satisfação e bem-estar dos nossos usuários.

            Entre as áreas onde ocorreram os maiores avanços, na avaliação do secretário, estão as de transplante e cardiologia. De acordo com o secretário Wilson Alecrim o Amazonas realiza, de forma crescente, transplantes de rim (entre vivos) e de córnea, mas já está em processo de treinamento de profissionais da saúde e instalação de infraestrutura para o início dos transplantes de órgãos a partir de doador cadáver. Os transplantes deste tipo devem começar a partir do próximo mês. Também já estão sendo capacitadas equipes com a meta de iniciar os transplantes de fígado, que são prioritários para a região em função da alta incidência de doenças hepáticas graves. Segundo ele, o Estado já realizou mais de 500 transplantes de córnea e quase 200 de rim.

            Na área de Cardiologia, Alecrim destaca as mais de 1,4 mil cirurgias cardíacas realizadas no Hospital Universitário Francisca Mendes e a preparação da unidade para operar também crianças. A medida vai ampliar a oferta de tratamento, já oferecido na rede conveniada, e reduzir a necessidade de tratamento fora do Estado".

            O secretário aponta, ainda, o reforço da Cardiologia com o sistema de telemedicina, que viabiliza consultas, exames e treinamentos à distância. Em 2010 foram realizados 31 mil exames de coração (tele ecocardiograma). O serviço alcança 52 municípios e está em fase de expansão para todo o Estado. "
            O foco principal é o diagnóstico, a orientação ao tratamento de doenças do coração e também a capacitação de profissionais de forma mais ágil, mais eficiente e com custos reduzidos, explica o secretário.

Expansão dos serviços

            Em relação à estrutura de atendimento, o secretário Wilson Alecrim cita como avanço relevante na capital o crescimento da rede de diagnóstico, com a aquisição de vários aparelhos de ponta para exames como tomografia e ressonância magnética. Ele também aponta o aumento de 185% nos leitos de UTI e de 133% nos de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), e ressalta que no interior, os hospitais já começaram a receber as primeiras UCIs. Além disso, de acordo com ele, todos os municípios receberão mamógrafos até 2014, para fortalecimento do programa de prevenção ao câncer de mama.

            O secretário avalia que a maior expansão de serviços ocorreu na rede de urgência, que passou por um amplo processo de reestruturação e agora conta com nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e seis pronto-socorros. Essa rede hoje é responsável pelo atendimento de 240 mil pessoas todos os meses. Somente nos três grandes pronto-socorros de adultos são atendidas quase 3 mil pessoas todos os dias. E ainda haverá reforço, segundo Alecrim. "O Governo projeta mais um grande hospital e pronto-socorro, que será construído na zona Norte, informa.

            No interior do Estado, Wilson Alecrim destaca, além da criação do serviço inédito de UCIs, a continuidade da reestruturação da rede de hospitais que até agora garantiu 34 hospitais novos. Além disso, cita o Programa Amazonas Saúde Itinerante que leva para o interior cirurgias e consultas especializadas. Só no ano passado foram beneficiados 44 municípios, com 14 mil atendimentos e 2,8 mil cirurgias. A Secretaria também promoveu atendimento específico para cirurgias de catarata. Mais de 750 pacientes foram atendidos. Esta é uma estratégia para tornar mais rápida a assistência no interior e evitar os custos sociais e financeiros da remoção de pacientes para Manaus, como acontecia antes. De acordo com Alecrim, em 2011 quatro municípios já foram visitados e até o final do ano devem ser atendidos 11 mil pacientes em 51 municípios.

Regulação

            Outro avanço da Saúde, na avaliação do secretário Wilson Alecrim, foi a criação do Complexo Regulador, que permite, por meio de um sistema informatizado (Sisreg), organizar a oferta de leitos hospitalares, exames e consultas especializadas. O sistema viabiliza o agendamento das solicitações feitas pelo médico na própria unidade, evitando que o paciente precise se deslocar para marcar as próximas consultas e exames.

            O sistema já funciona em Manaus, que concentra 77% dos procedimentos de média complexidade e 100% dos de alta complexidade, além de 60% das internações hospitalares, e será expandido para o interior do estado, a partir deste ano. Com o sistema implantado no Estado, a totalidade da população terá acesso à marcação de serviços online.

Saúde materno-infantil

            Wilson Alecrim destaca que o Estado avançou na assistência materno-infantil com diversas ações voltadas para a melhoria do sistema de atendimento às mães e às crianças, incluindo inauguração e modernização de maternidades e Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), ampliação dos bancos de leite, humanização do parto, capacitação de parteiras tradicionais e monitoramento mais eficiente de mães e bebês após o parto.

            As medidas, de acordo com o secretário, vêm contribuindo para reduzir a taxa de mortalidade infantil (crianças menores de 1 ano) que, atualmente é 16,5 por 1 mil nascidos vivos, número considerado baixo segundo parâmetros do Ministério da Saúde.

Investimentos
            O Amazonas se mantém como o estado brasileiro que mais investe, proporcionalmente, recursos próprios em saúde. Nos últimos anos a aplicação na saúde tem sido sempre superior a 20% do orçamento próprio, representando quase o dobro dos 12% exigidos por Lei.

Rede

            Atualmente a rede estadual de saúde conta com 54 unidades na capital, além de cinco Farmácias Populares e unidades complementares como o Laboratório Central. No interior, o Estado mantém 64 hospitais e o Laboratório de Fronteira de Tabatinga.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)