Omar Aziz abre Mostra de Gestão Escolar e anuncia investimentos em Parintins

Em Destaque
Por -
0

                O Governador Omar Aziz abriu a 7ª Mostra de Gestão das Escolas Estaduais de Parintins, na manhã desta quinta-feira, no município (a 369 quilômetros de Manaus). Recebidos com festa pelos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, Omar Aziz e a primeira-dama Nejmi Aziz,  participam  de uma intensa programação em Parintins e Nhamundá, que inclui a entrega de cerca de 1,2 mil notebooks a professores dos dois municípios e visita às obras do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) de Parintins, cidade que receberá novos investimentos em infraestrutura, conforme anunciou Omar Aziz.
                A Mostra de Gestão Escolar que acontece em Parintins tem como finalidade fornecer uma visão global dos indicadores escolares, evidenciando índices de aprovação, reprovação e abandono, como forma de monitoramento para a melhoria do ensino. Revela, ainda, o panorama da realidade educacional das escolas, apontado caminhos e permitindo novas alternativas para o futuro.
                "Investir na gestão escolar é primordial para a qualidade de ensino. Com uma boa gestão, planejada, é possível diagnosticar problemas e corrigi-los, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação. É isso que estamos buscando aprimorar mais e é por isso que estamos fazendo esse balanço em todos os municípios, para facilitar o intercâmbio entre os gestores e ter esse ganho de qualidade como um todo", enfatizou Omar Aziz.
                Na programação desta quinta-feira no interior do Estado, Omar Aziz seguiu de Parintins para Nhamundá, por volta das 10h, onde entregou cerca de 260 notebooks com software pedagógico para professores das escolas do município (a 375 quilômetros de Manaus).  No início desta tarde, o governador retornou a Parintins, onde visitou as obras do Governo Estadual para construção do primeiro Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) no interior, que deverá ser inaugurado até o final de maio. Por volta das 16h, no Centro de Convenções, o governador entregou aproximadamente mil computadores a professores de escolas de Parintins.
                Tecnologia e internet - Em discurso para gestores e professores beneficiados com os notebooks, Omar Aziz afirmou que a tecnologia tem sido uma importante aliada da gestão escolar, contribuindo com a meta de avançar na qualidade da educação no Amazonas. Ele afirmou que espera em um curto prazo de tempo viabilizar a oferta de internet banda larga para os municípios do Baixo Amazonas, contemplando inclusive Parintins e Nhamundá, com o projeto que prevê a utilização do cabo de fibra ótica da Eletrobrás que está sendo implantado no Linhão de Tucuruí. O projeto do Governo Estadual está em análise pelo Ministério das Comunicações.
                Ainda em Parintins, às 19h,  Omar Aziz participa, no Bumbódromo, da apresentação de painel que resume os resultados expostos na 7ª Mostra de Gestão das Escolas Estaduais e da entrega do Título de Cidadão Parintinense ao secretário estadual de Educação, Gedeão Timóteo Amorim. 
                De acordo com o governador, as ações em Nhamundá e Parintins demonstram o esforço que o Governo do Amazonas tem feito para melhorar a qualidade da Educação no Estado. A meta de Omar Aziz é posicionar o Amazonas entre os primeiros colocados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Não vou medir esforços para que possamos atingir a nossa meta", afirmou o governador.  

 Parintins ganhará novas obras de infraestrutura

                 O Governador Omar Aziz disse, durante visita em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), que o município receberá novas obras de pavimentação e qualificação de vias urbanas, implantação de ciclovia e reforma de escolas com recursos do Governo do Amazonas e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal.
                Além da reforma do Centro de Convenções  Amazonino Mendes, o Bumbódromo, para o Festival Folclórico de Parintins deste ano, Omar Aziz anunciou que o Governo do Estado vai investir na recuperação de vias da cidade e na reforma da Escola Estadual Geny Bentes, no bairro Dejardi Vieira. Com recursos do PAC 2, o município terá obras de pavimentação e qualificação de vias urbanas nos bairros de Itaúna II, Paulo Correa e Palmares, e para implantação de uma ciclovia.  Dos R$ 185 milhões assegurados pela presidenta Dilma Rousseff ao governador Omar Aziz, em reunião em Brasília (DF) no início deste mês, R$ 29,2 milhões são para Parintins.  
                A reforma da Escola Estadual Geny Bentes, conhecida como Escola Digital por ser a primeira a adotar o Diário Digital no interior do Estado e manter computadores para uso dos alunos,  passará por uma grande reforma, anunciou Omar Aziz durante visita à unidade na manhã desta quinta-feira, acompanhado da primeira-dama Nejmi Aziz. A unidade ganhará salas climatizadas e um ginásio coberto. O projeto de reestruturação visa melhorar  o ambiente escolar, consolidando a unidade como referência, principalmente na adoção de tecnologia.
                O Diário Digital é uma das ferramentas utilizadas pelos professores da escola Geny Bentes, que também foram contemplados pelo Estado com notebooks individuais que auxiliam na gestão escolar. Desenvolvido pela Processamento de Dados da Amazônia (Prodam), o Diário Digital permite aos educadores armazenar, eletronicamente, informações sobre o desempenho dos alunos, organizar notas e fazer o planejamento de aulas.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)