MUITO A FAZER

Em Destaque
Por -
0
*ARTHUR VIRGÍLIO

A prorrogação da Zona Franca é necessária e inevitável. Nenhum governo normal deixaria morrer um polo industrial que emprega tanta gente, é relevante para a política de segurança nacional do País e evita mais desmatamentos.

Aprovei no Senado a extensão do prazo até 2033. A matéria aguarda deliberação da Câmara dos Deputados.

Deixei tramitando a prorrogação do modelo até 2073. Falta o Senado deliberar e enviar a PEC para a Câmara. Tudo isso pode ser feito sem demora.

Deixei ainda PEC que amplia para os municípios da Região Metropolitana os incentivos da ZFM. E uma outra, já aprovada pelo Senado, que muda o nome da Zona Franca de Manaus para Polo Industrial da Amazônia Brasileira, exatamente para tirar a impressão de compra e venda de importados e consolidar, em todo o Brasil, a ideia de produção industrial de alta definição tecnológica.

Tudo isso é importante, mas não garante o futuro. O gargalo logístico precisa ser vencido: precário fornecimento de energia elétrica, apesar do gasoduto solenemente inaugurado que não dá gás; infraestrutura aeroportuária deficiente; ausência de hidrovias e de saída terrestre para o resto do Brasil; investimento insuficiente em reciclagem de mão de obra, capital intelectual e inovação; excessiva burocracia por parte dos órgãos fiscalizadores, por falta de pessoal em quantidade adequada.

Como as coisas vão, a reforma do aeroporto Eduardo Gomes, por exemplo, terminará após a Copa de 2014. É lamentável, porque oportunidades perdidas são como água corrente: a que você bebe agora não é mesma que acabou de passar.

O Amazonas paga 64% dos tributos de todo o Norte e praticamente nada recebe do governo federal para investir em infraestrutura.

Muito a fazer!

*Diplomata
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)