José Alencar

Em Destaque
Por -
0
Arthur Virgílio *



O Brasil perdeu, na figura do ex-vice-presidente José Alencar, uma das mais ternas, lutadoras e autênticas personalidades públicas. Seu principal legado, para mim, foi desmistificar o câncer, entrando e saindo de hospitais, ao longo de 12 anos, sempre com um sorriso nos lábios. Associo-me às condolências pelo passamento dele e transmito a Dona Mariza, esposa, e Josué, filho, empresário representativo, com quem encontrei algumas vezes na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), os mais sinceros votos de pesar.

O ex-vice-presidente, como muitos, acreditava que os juros baixariam por decreto. Eu não. Há muitos no Governo, hoje, acreditando que isso é possível. A realidade das coisas mostra, no entanto, que somente com uma reforma fiscal séria e abrangente, com diminuição do valor empregado em custeio pela administração federal, poderá reverter a situação para valer. Sem reforma – e para reformar é preciso empenho, dedicação, mais até que vontade política –, o remédio para evitar a volta da inflação é essa política econômica que aí está, com aumento da taxa de juros todas as vezes que os índices de crescimento acenderem o sinal amarelo. E o Brasil perde oportunidade preciosa de crescer e combater a miséria interna.

Fui convidado, como todos os líderes, sem qualquer discriminação partidária ou de posicionamento político, para acompanhar José Alencar nos funerais do ex-governador Leonel Brizola, por quem eu tinha grande admiração. Passei a noite praticamente em claro. Estava cochilando na poltrona quando fui chamado à cabine do vice-presidente. Queria discutir minhas opiniões sobre os juros. Notei a disposição para o debate, paixão pelo contraditório e, sobretudo, a vontade de estender o campo de visão e o conhecimento. Cochilei mais de uma vez conversando com ele e todas as vezes recebia um cutucão: “Nada disso. Fique acordado que agora é minha vez de falar”, dizia-me, bem-humorado.

Quando ele reclamava dos juros, dentro do Governo, achando que era possível reduzi-los por ordem palaciana ou vontade ministerial, enfraquecia nossa luta no Congresso Nacional por reformas mais profundas. Era impossível deixar de admirar-lhe a postura indócil de empresário, ainda assim, ao mesmo tempo em que assumia a Presidência da República sem subverter o comando da Nação ou a lealdade ao presidente Lula.

Não conheço a mãe, nem a moça que reclama sua paternidade. Sou, por isso mesmo, o sujeito mais isento para criticá-lo por sequer permitir o exame de DNA. Foi duro e deu um exemplo muito ruim à Nação nesse episódio. Tinha defeitos, portanto, como todo ser humano.

José Alencar foi empresário, fundador de uma vendinha no interior mineiro, aos 18 anos. O pai teve que antecipar o fim da tutela relativa para permitir que se tornasse dono, de fato, do negócio. A partir daí criou uma das maiores cadeias de lojas em Minas. Entrou, depois, para o ramo da indústria têxtil e contribuiu enormemente para colocar o Brasil entre os grandes fornecedores mundiais de tecidos.

Mas foi a forma como enfrentou o câncer, até então um tabu para os homens públicos brasileiros, que o fizeram admirável perante a opinião pública nacional. Os médicos reconhecem que a postura dele, a força interior, contribuíram para esse recorde no convívio com a doença.

José Alencar foi um guerreiro.



* O autor é diplomata.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)