Governador Omar Aziz entrega notebooks para 20 mil professores do interior

Em Destaque
Por -
3

Iniciativa faz parte do programa "Professor na Era Digital", que já atendeu a todos os professores da Rede Estadual da capital e, agora, se estende aos municípios do interior

            O Governo do Amazonas iniciou nesta terça-feira, dia 19 de abril, a segunda etapa do programa "Professor na Era Digital", com a entrega de 20 mil notebooks para professores da rede municipal de todo o interior do Estado. Na presença de prefeitos, representantes dos 62 municípios e da primeira dama Nejmi Aziz, o governador Omar Aziz destacou que o computador será usado em sala de aula como ferramenta pedagógica e que o Governo não medirá esforços para melhorar os índices de educação do Estado. A cerimônia aconteceu no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Braga, na Avenida Brasil, Compensa.

            Os aparelhos de última geração vêm acompanhados de um pacote com softwares de conteúdo pedagógico e banco de dados para ajudar o professor a melhorar a qualidade das aulas. "Quero dar oportunidades às pessoas e uma das formas de fazermos isso é melhorando a educação. As oportunidades que os pais não tiveram eu quero oferecer aos jovens para que possam ter um futuro melhor", disse o governador. A meta, segundo ele, é no seu governo colocar o Amazonas entre os primeiros do ranking nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

            A rede estadual de ensino do Amazonas saiu da 15ª colocação no Ideb (1ª a 5ª Série), em 2005, para a 10ª colocação em 2009, e da 21ª para a 17ª  (do 6º ao 9º ano). O índice é medido a cada dois anos e no final de 2011 haverá a nova Prova Brasil, quando o Estado pretende reduzir ainda mais a distância entre os primeiros colocados e crescer acima da média nacional. Para isso, o governador anunciou algumas medidas que visam incentivar escolas, professores e alunos. Uma delas é o aumento de R$ 30 mil para R$ 50 mil no valor do Prêmio Escola de Valor. A iniciativa premia as escolas que alcançam a média estabelecida pelo Governo Estadual no Ideb. Os professores dessas escolas, que já recebem 14º e 15º salários, irão receber 16º caso alcancem a média 8.   

            Palavra cumprida – Omar Aziz lembrou que todos os professores da rede estadual já tinham recebido o notebook ano passado e que agora estava cumprindo o compromisso assumido com os professores das redes municipais. "Ao visitar cada município eu afirmei que nos primeiros meses de 2011 eu entregaria o computador para quem também leciona na rede municipal no interior e agora estou cumprindo com o que prometi". "Esta é uma iniciativa pioneira e por meio dela queremos dar aos professores as melhores condições possíveis para o desenvolvimento de suas funções. Com o notebook, nossos professores terão em mãos um instrumento versátil que será de suma importância para o planejamento de aulas, atividades de pesquisa, estudo e acesso a conteúdos pedagógicos".

            O secretário Estadual de Educação, Gedeão Amorim, ressaltou a importância do uso tecnologia para melhorar as condições de educação. "Com esta importante ação queremos colaborar com as redes municipais visando aprimorar os índices de qualidade no Estado", apontou. Segundo ele, os 20 mil notebooks são produzidos no Polo Industrial de Manaus e têm a configuração de 2GB RAM, processador dualcore, HD 320 GB, wireless, DVD-RW, webcam, tela LCD 14'', Dual Boot, Windows 7, Office 2010 e Linux Educacional.

            A professora de Iranduba, Valmira Silva, primeira a receber o notebook, em ato simbólico, na manhã desta terça-feira, disse que o gesto do Governo do Amazonas de promover a inclusão digital com todos os professores vai fazer a diferença na sala de aula. "Quanto mais condições tivermos, melhor vamos desempenhar nosso papel". O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Jair Souto, destacou que o Governo do Amazonas vem promovendo uma revolução na educação com a construção de Escolas de Tempo Integral. "Aqui tem o modelo ideal para a educação do futuro", disse, referindo-se ao Ceti Áurea Braga, local do evento.

            Internet – O governador reconheceu as limitações da internet no Estado e disse que está em estudo um projeto para a compra de modem individual para possibilitar que os professores se conectem.  Também lembrou que recentemente entregou um projeto ao Ministério das Comunicações que vai viabilizar a banda larga para o interior. O projeto consiste em usar a linha de fibra ótica da Embratel que vem de Porto Velho e estender aos municípios da calha do Madeira, da mesma forma como será feita com a linha da Petrobras para interligar os municípios no caminho do gasoduto Coari-Manaus. Já os municípios do Baixo Amazonas poderão se beneficiar dos cabos da Eletrobrás que acompanham o Linhão de Tucuruí. Os municípios que não forem contemplados nesses sistemas receberiam investimentos diretos para melhorar o sistema de internet.  



Fotos: Alex Pazuello /AGECOM

Postar um comentário

3Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. PARABÉNS AO NOSSO GOVERNADOR OMAR,COMOÇEU HORANDO SEU COMPROMISSO DE GOVERNO CUMPRINDO O PROMETIDO...ORGULHO DE TÊ-LO COMO NOSSO GOVERNADOR, DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir
  2. E EM COARI NEM OS LABORATÓRIOS ESTÃO FUCNIONANDO NA REDE MUNICIPAL! ETA SECRETÁRIA COMPETENTE!

    PARABÉNS GOVERNADOR!

    ResponderExcluir
  3. Que vergonha!!!
    A SEDUC LOCAL, representante ESTADUAL das Escolas Estaduais, não está entregando os NOTEBOOKS que deveriam ser entregues aos PROFESSORES, ha diversas denucias que eles estão ficando com a DIRETORA MARILENE, tai um motivo de esta aparecendo vários notebooks na cidade com preços de fabrica, os mesmos que estão sendo distribuidos para os professores, mas, nem todos estão recebendo.
    PUBlicica ai DANIEL.
    Prof. Carlos Augusto

    ResponderExcluir
Postar um comentário