Governador Omar Aziz diz que 450 mil pessoas serão vacinadas contra a gripe

Em Destaque
Por -
0


O Governador do Amazonas, Omar Aziz, afirmou neste sábado, 30, Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe, que cerca de 450 mil pessoas devem ser vacinadas no Amazonas, até o dia 13 de maio. O evento aconteceu pela manhã, no Centro de Convivência do Idoso, na Aparecida, Centro, com a presença do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, do Prefeito Amazonino Mendes, da primeira dama Nejmi Aziz e de autoridades de saúde da capital e do Estado e de vários países americanos.
         Na mesma ocasião, aconteceu o encerramento da 9ª Semana de Vacinação nas Américas, iniciativa da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), voltada à imunização de comunidades em áreas de difícil acesso, região de fronteira e populações minoritárias. A ação reúne esforços de países da América Latina e do Caribe, com participação dos EUA e Canadá.
         Tanto o ministro como o governador chamaram a atenção da população par a importância da vacinação contra a gripe. "Uma gripe mal curada pode evoluir para a pneumonia e até a morte. Além disso, contribui para superlotação nas unidades de saúde, prejudicando o bom atendimento. São problemas que podem ser evitados com a vacinação de crianças, idosos e grávidas, considerados o grupo mais vulnerável", disse o governador.
 Segundo ele, a vacinação é ainda mais vital no interior do Estado, onde as dificuldades para a assistência a pessoas em estado agravados é mais difícil. Para garantir uma cobertura completa e que todos do grupo prioritário tenham acesso à vacinação, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), instalou cerca de 1,6 mil pontos de vacinação no Estado, com mais de 7 mil servidores públicos envolvidos.
              O Dia nacional de Mobilização contra Gripe tem o objetivo de incentivar a vacinação do maior número possível de adultos e crianças incluídos na população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a doença, iniciada no último dia 25. A campanha vai até 13 de maio, com a meta de imunizar em todo o Brasil 23,9 milhões de pessoas, entre idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores da saúde e povos indígenas.
             Estudos epidemiológicos mostram que 75% das infecções respiratórias em idosos e menores de dois anos ocorrem pelo vírus influenza. Em 2009, do total de internações por gripe e pneumonias, 24% foram em maiores de 60 anos e 19% em menores de dois anos.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, nos 13 anos de vacinação contra a gripe no Brasil o número de internações por pneumonia reduziu em 60%. "Além disso, a vacina contra a gripe protege pessoas com outras doenças crônicas, como diabetes e câncer. Essas pessoas ficam com a imunidade ainda mais baixa quando estão gripadas", disse Padilha, ao ressaltar que cada pessoa que se vacina está protegendo o outro, ou seja, a imunização reduz a chance de transmissão do vírus.
Trivalente - Neste ano, a vacina é trivalente, com proteção para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B. As crianças menores de dois anos e maiores de seis meses serão vacinadas em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses. Crianças fora desta faixa etária não precisam tomar a vacina. Os demais grupos alvo receberão apenas uma dose.
         Vacinação nas Américas – De acordo com o secretário estadual de Saúde, a Semana de Vacinação nas Américas que também encerrou neste sábado, é uma ação integrada entre os governos dos países americanos e a Opas, com o objetivo de garantir imunização nas áreas fronteiriças e atingir especialmente os povos indígenas. Este é o nono ano de realização da iniciativa, que já alcançou mais de 323 milhões em 12 países. A Semana também foi aberta no último dia 25 de abril em Letícia, cidade colombiana que faz fronteira com Tabatinga, no Brasil, e com Iquitos, no Peru.
            Segundo Wilson Alecrim, a escolha do Amazonas, localizado no centro da Amazônia, para a cerimônia internacional, é estratégica. Os governos do Brasil e dos países vizinhos enfrentam o desafio de alcançar populações que vivem de forma dispersa, em especial, populações indígenas, com grande concentração de aldeias e etnias na região amazônica.
            De acordo com o secretário, os governos sul-americanos têm trabalhado para fortalecer seus programas de imunização, a exemplo do Brasil que executa um dos mais bem sucedidos modelos de vacinação pública do mundo. Ele destaca que os países da região têm, entre suas metas, a integração de ações entre fronteiras. Sabemos que a proteção da nossa população depende também da imunização dos nossos vizinhos, limitando os riscos de infecção por doenças que podem ser prevenidas por vacina. O secretário destaca a preocupação com a reintrodução de doenças como a poliomielite, já erradicada nas Américas, e do sarampo, eliminado do país e sob constante vigilância.
Fotos Alex Pazuello

--
Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372
www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonas

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)