Festival de Parintins ganha área neutra para espectadores a pedido dos bumbás

Em Destaque
Por -
0
A Secretaria de Estado da Cultura (SEC) informa que a definição de um área neutra no Bumbódromo para abrigar espectadores do 46º Festival Folclórico de Parintins que não têm preferência por nenhum dos bois-bumbás atende a uma solicitação de representantes das duas agremiações - Garantido e  Caprichoso.
De acordo com a diretora de eventos da SEC, Elizabeth Cantanhede, a ideia da chamada 'Área Verde' surgiu durante as reuniões periódicas entre os membros organizadores do festival. "A proposta foi decorrente do interesse dos bumbás em atender aos visitantes que pedem uma área onde possam brincar durante as apresentações sem interferir na festa", afirma a diretora, ao reafirmar o apoio do Governo do Estado às manifestações artísticas do Estado.
Além de promover maior organização e modernização do evento, o local deverá proporcionar incremento na receita dos bois. "Eles negociaram um preço diferenciado para a nova área diretamente com a empresa responsável pela venda dos ingressos", diz Cantanhede.
A 'Área Verde' não chega a ser uma novidade na realização da festa na Ilha Tupinambarana, uma vez que já existia um espaço com a mesma função anteriormente. "O bumbódromo sempre teve uma área neutra, a Tribuna de Honra, que era utilizada por autoridades e convidados da Prefeitura de Parintins e dos próprios bois", lembra.
Conforme acordado com as  agremiações, a 'Área Verde' será instalada em um ponto localizado ao meio da arena, atrás das cabines dos jurados, o que também eliminará qualquer possibilidade de interferência no show de rivalidade entre as Galeras. O festival deste ano ocorrerá entre os dias 24 e 26 de junho. O bumbódromo de Parintins tem capacidade para receber 12.225 pessoas incluindo arquibancadas e camarotes.

Apoio à arte amazonense

Elizabeth Cantanhede destaca que, ao longo dos anos, o Governo do Estado vem cumprindo o papel de defender a tradição da festa enquanto promoção da expressão artística amazonense. "Os encontros entre os representantes dos bois, dos governos estadual e municipal e patrocinadores renderam frutos eficazes na profissionalização dos serviços e no aumento da renda destinada aos bois no decorrer do tempo".
Como exemplo dessas iniciativas, a diretora de eventos da SEC cita inovações como o aumento da entrada da arena; a criação de áreas para imprensa e prestadores de serviço; a implantação de áreas diferenciadas no bumbódromo; a contratação de empresas para comercialização de ingressos; a transmissão televisiva nacional; a regulamentação da visibilidade dos patrocinadores; entre outros.
"O Festival de Parintins não é um evento estanque e tem buscado, ao longo dos anos, uma maior profissionalização e adequação às novas demandas dos brincantes, dos espectadores e dos telespectadores. Para isso, sempre são feitas reuniões, seminários e debates internos envolvendo os bumbás, órgãos municipais, estaduais e federais, patrocinadores e, inclusive, a população de Parintins", conclui.


Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372
www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonas

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)