EM TEMPO: PMs acusados de tortura em Coari são afastados

Em Destaque
Por -
4
O comandante da companhia de Coari (a 370 quilômetros de Manaus), major Claudenir Barbosa, um cabo e quatro soldados foram afastados pela Polícia Militar do Amazonas, neste domingo. Eles serão investigados pela acusação de tortura contra dois adultos e dois adolescentes, ocorrido há uma semana.


Segundo a assessoria da corporação, as vítimas se envolveram numa briga, após uma partida de futebol. Dois soldados que atenderam a ocorrência teriam sido agredidos na confusão. Então, Barbosa teria voltado ao local com mais cinco policiais e detido os agressores.

Em seguida, os quatro foram espancados com cabos de aço e lavados com água sanitária. Todos continuam internados no hospital público do município, sob custódia da polícia. Há, ainda, a acusação de que os PMs teriam jogado pimenta nos olhos dos adolescentes.

Segundo a companhia militar de Coari, o comandante e os outros cinco policiais se apresentarão amanhã para prestar depoimento. Este é o terceiro caso de afastamento por agressão contra civis no Amazonas.

No dia 21 de março, um vídeo publicado na Internet mostrou imagens de um garoto de 14 anos sendo alvejado à queima-roupa por policiais, em Manaus. O crime foi em agosto do ano passado, mas divulgado somente no mês passado. Os sete policiais envolvidos estão presos.

Outros quatro policiais foram afastados, na última sexta-feira (1º), sob suspeita de tortura contra um jovem de 18 anos, também na capital amazonense.


Acusados de tortura em Coari serão ouvidos até dia 7

A Comissão Especial de Correição Extraordinária da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública da Polícia Militar – enviada a Coari ( a 370 quilômetros de Manaus) – tem até a próxima quinta-feira (7) para ouvir os policiais militares suspeitos de torturar quatro pessoas no município.
No último fim de semana, a equipe da Corregedoria efetuou diligências na comunidade de Lauro Sodré, onde as vítimas disseram ter sido abordadas pelos policiais e na Vila Brasil (a três horas de Coari), onde os denunciantes afirmam ter sido agredidos pelos PMs que invadiram suas residências.

A Corregedoria Geral instaurou Inquérito Policial Militar para apurar a denúncia no último dia 30/03 e designou equipe de Correição Extraordinária para “in loco” realizar os trabalhos de apuração da denúncia. A base operacional da Corregedoria Geral está montada numa das salas do Colégio Estadual Francisca Evangelista onde a equipe deve permanecer trabalhando no caso até o próximo dia 11 de abril.

Informações da Corregedoria



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
Tags:

Postar um comentário

4Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. DANIEL MACIEL BOA TARDE, EXISTEM ALGUMAS COISAS QUE TENHO DIFICULDADE DE ENTENDER, E NESSE CASO DA POLICIA É UMA DELAS, OS INDIVIDUOS AGREDIRAM OS POLICIAIS E QUASE OS MATA , DEPOIS A POLICIA REVIDA E AGORA QUEM SERÁ PENALIZADO SERÃO OS POLICIAIS QUE QUASE FORAM MORTOS PELOS INDIVIDUOS BRIGOES.
    ACREDITO QUE É PRECISO APURAR COM CAUTELA ESTE CASO, PORQUE SERIA UMA GRANDE INJUSTIÇA PUNIR OS POLICIAIS QUE FORAM AGREDIDOS E DEIXAR IMPUNE ESSES DELINQUENTES.


    UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  2. AO CUARIENSE FELIZ04/04/2011, 22:57

    OLHA COARIENSE FELIZ O PAPEL DA POLICIA É MANTER A ORDEM E NAO A DESORDEM PRA ISSO ELES FORAM PREPARADOS,É SERTO QUE ELES FORAM AGREDIDOS MAIS NEM POR ISSO DEVERIAM PERDER A CABEÇA E BANCAR O EROI, AGINDO DESSA FORMA ELES PERDERAM OS DIREITO DELES INFELISMENTE IRAM SER PUNIDOS E COM CERTEZA IRAM PERDÊ A FARDA E AINDA VAO PRESOS, ISSO SERVE DE EXMPLO PARA OS OUTROS POLICIAS QUE SE ACHAM O DONO DO MUNDO OK.

    ResponderExcluir
  3. CADEIA NESSES BANDIDOS TRAFICANTES E ASSALTANTES DE NOSSA CIDADE, QUE SE ESCONDEM ATRAZ DE UMA FARDA E SÃO PAGOS POR NOSSOS DINHEIROS.

    ResponderExcluir
  4. DANIEL BOM DIA, QUERO INFORMAR QUE O NOSSO PREFEITO ARNALDO MITOUSO ESTAR PREVISTO A SUA CHEGADA HOJE EM COARI, ELE QUE PASSOU 10 DIS EM PORTUGAL, E ONTEM ESTEVE EM BRASILIA CONVERSANDO COM O MINISTRO DOS TRANSPORTES E COM CERTEZA VEM TRAZENDO EM SUA PASTA MUITA COISA BOA PRA COARI.
    O PREFEITO ARNALDO MITOUSO ME DISSE QUE ESSE ANO SERÁ UM ANO DE IMPACTO, ONDE ELE REVOLUCIONARÁ COARI, ESSE ANO SERÁ O MARCO DE SUA ADMINISTRAÇAO, E ACREDITEM ELE TEM PROJETOS MUITO OUSADO PARA EXECUTAR EM COARI.


    AGUARDEM E VERÃO.



    UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
Postar um comentário