CGL abre licitação do sistema de iluminação da ponte sobre o Rio Negro

Em Destaque
Por -
0
          A Comissão Geral de Licitação (CGL) realizou, nesta terça-feira (26), a sessão de abertura do processo licitatório que visa contratar a empresa que vai implantar o sistema de iluminação da ponte sobre o Rio Negro, orçado em cerca de R$ 14 milhões. Dois concorrentes apresentaram documentações, que serão analisadas. No dia 28 próximo, será divulgado o resultado da análise dos documentos e será aberto prazo recursal, caso haja interesse dos licitantes. Após essa etapa, será marcada a sessão de abertura da proposta de preço.

         Concorrem nesta primeira fase da licitação a empresa Socrel Ltda. e o o Consórcio Rio Negro, formado pelas empresas Citeluz S/A, Engeform Ltda. e FM Rodrigues Ltda. A vencedora será responsável pela implantação e execução de iluminação da estrada de acesso da margem direita da ponte, iluminação viária de toda extensão do tabuleiro e iluminação cênica do trecho estaiado.

         "Os membros da Subcomissão Específica encarregada da licitação vão analisar a documentação inteira e verificar se as empresas interessadas atendem às exigências do edital. Isso é o que comprova que os licitantes possuem as condições necessárias para a realização do serviço", ressalta o presidente da CGL, Epitácio Pessoa Neto.
         A próxima etapa da licitação consiste na abertura do julgamento da proposta de preço dos concorrentes que se classificarem na primeira etapa, informa Epitácio Pessoa Neto. "A pessoa jurídica vencedora será aquela cuja proposta não contenha erros e que apresente o menor preço global", frisou.

         Segundo a Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), órgão estadual responsável pela execução das obras da ponte, a empresa vencedora do certame terá até 150 dias consecutivos para concluir os trabalhos. Dentro desse prazo, o cronograma deverá priorizar a instalação da iluminação no tabuleiro (pista) no intuito de agilizar a abertura do acesso da ponte à população.

         Obras - As obras físicas da ponte sobre o Rio Negro seguem em ritmo acelerado e contínuo, chegando aos ajustes finais. Nesta semana foi finalizada a concretagem dos tabuleiros de ambas as margens, com a montagem do último vão da pista da margem direita, no lado de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Segundo o secretário da SRMM, René Levy Aguiar, restam trabalhos de acabamento e asfaltamento desse trecho.

         No eixo central, os esforços se concentram no içamento das duas últimas aduelas em cada lado. Esse trabalho depende da concretagem das peças, previsto para ocorrer até o fim desta semana, informa Aguiar. O sistema de proteção (defensas) teve custos originais reduzidos em 30%, totalizando R$ 59,1 milhões, e, por conta isso, está em fase de adequação de planilha orçamentária e cronograma.

         A conclusão da parte física do empreendimento, incluindo sinalização, poderá ocorrer até o final deste semestre. A data de inauguração, segundo o secretário da SRMM, será definida pelo governador Omar Aziz e poderá ocorrer nos primeiros meses do segundo semestre deste ano.

Fotos: Alex Pazuello / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)