Amazonas recebe ministros para Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe

Em Destaque
Por -
0
O governador Omar Aziz recebe neste sábado (30) o ministro da saúde Alexandre Padilha, ministros da saúde dos países integrantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e outras autoridades nacionais e internacionais para a solenidade de abertura do Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe e encerramento da Semana de Vacinação nas Américas.

            Entre os participantes da cerimônia, que será realizada no Centro de Convivência do Idoso, na zona sul de Manaus, estão a diretora da Opas, Mirtha Roses, o secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, o secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, e o embaixador Alejandro Gordillo, secretário executivo do Tratado de Integração Amazônico (OTCA).

            O Dia nacional de Mobilização contra Gripe tem o objetivo de incentivar a vacinação do maior número possível de adultos e crianças incluídos na população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a doença, iniciada no último dia 25. A campanha vai até 13 de maio, com a meta de imunizar em todo o Brasil 23,9 milhões de pessoas, entre idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores da saúde e povos indígenas. "A realização de um grande dia de mobilização em todo o país é parte da tradição das campanhas nacionais e representa o esforço dos governos para alcançar as metas de imunização, explica o secretário Wilson Alecrim.

            De acordo com o secretário, a Semana de Vacinação nas Américas que também será encerrada neste sábado, é uma ação integrada entre os governos dos países americanos e a Opas, com o objetivo de garantir imunização nas áreas fronteiriças e atingir especialmente os povos indígenas. Este é o nono ano de realização da iniciativa, que já alcançou mais de 323 milhões em 12 países. A Semana também foi aberta no último dia 25 de abril em Letícia, cidade colombiana que faz fronteira com Tabatinga, no Brasil, e com Iquitos, no Peru.

            Segundo Wilson Alecrim, a escolha do Amazonas, localizado no centro da Amazônia, para a cerimônia internacional, é estratégica. Os governos do Brasil e dos países vizinhos enfrentam o desafio de alcançar populações que vivem de forma dispersa, em especial, populações indígenas, com grande concentração de aldeias e etnias na região amazônica.

            De acordo com o secretário, os governos sul-americanos têm trabalhado para fortalecer seus programas de imunização, a exemplo do Brasil que executa um dos mais bem sucedidos modelos de vacinação pública do mundo. Ele destaca que os países da região têm, entre suas metas, a integração de ações entre fronteiras. Sabemos que a proteção da nossa população depende também da imunização dos nossos vizinhos, limitando os riscos de infecção por doenças que podem ser prevenidas por vacina. O secretário destaca a preocupação com a reintrodução de doenças como a poliomielite, já erradicada nas Américas, e do sarampo, eliminado do país e sob constante vigilância.

Campanha contra a gripe deve vacinar 450 mil pessoas no AM

            No Amazonas, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem como meta imunizar 450 mil pessoas, que representam 80% do total de 563 mil idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças entre seis meses e menores de dois anos, trabalhadores da saúde que fazem atendimento para influenza e povos indígenas de todas as faixas etárias.

            O maior grupo alvo no Estado é o de idosos: são 189 mil, seguido das populações indígenas, que concentram 148,7 mil adultos e crianças. As crianças menores de dois anos representam 112 mil do total da população, as gestantes, 68 mil, e os trabalhadores da saúde, 44 mil.
            De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o país devem ser vacinadas 23,9 milhões de pessoas, em mais de 65 mil postos de vacinação.

            Todas as unidades básicas de saúde estarão oferecendo a vacina até o dia 13 de maio, data de encerramento da campanha. Neste dia 30, data da mobilização nacional para a vacinação, 1,6 mil postos estarão abertos na capital e em todos os municípios amazonenses, com o envolvimento de 7 mil profissionais.

            Trivalente - Neste ano, a vacina é trivalente, com proteção para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B. As crianças menores de dois anos e maiores de seis meses serão vacinadas em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses. Crianças fora desta faixa etária não precisam tomar a vacina. Os demais grupos alvo receberão apenas uma dose.

            A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações no Amazonas, Izabel Nascimento, destaca que estudos epidemiológicos mostram que 75% das infecções respiratórias em idosos e menores de dois anos ocorrem pelo vírus influenza. Em 2009, do total de internações por gripe e pneumonias, 24% foram em maiores de 60% e 19% em menores de dois anos. No entanto, estudos mostram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% as internações por pneumonias.

            Esta é a 13ª campanha nacional contra a gripe e o slogan deste ano é "Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS".

Fotos: Robertos Carlos / AGECOM
Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372
www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonas

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)