Zona leste ganha primeiro Centro de Educação de Tempo Integral, no bairro Jorge Teixeira

Em Destaque
Por -
0
A Zona Leste de Manaus ganhou nesta terça-feira, 1º de março, a  primeira escola estadual de tempo integral. O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, foi inaugurado pelo governador Omar Aziz, no bairro Jorge Teixeira. Na escola vão estudar cerca de 1 mil alunos  do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com aulas nos dois turnos. Este  é o sétimo Ceti inaugurado pelo Governo do Estado em Manaus.

O governador destacou o nível das escolas de tempo integral que estão sendo construídas no Estado, com estrutura que, segundo ele, melhor que as da rede particular. A meta, é construir mais 36 novas escolas na modalidade integral na capital e no interior nos próximos quatro anos. Ainda em março, será inaugurada o Ceti Cyntia Régia, no bairro Nova Vitória e em maio está prevista a entrega de uma escola no mesmo modelo em Parintins.

Instalado na Avenida Itaúba, o novo Ceti recebeu investimentos de R$ 8. A escola conta com 24 salas de aulas, piscina semi-olímpica, refeitório, cozinha, campo de futebol, quadra poliesportiva, academia de musculação e ginástica, laboratórios de ciências e de informática, biblioteca, sala para atendimento odontológico, salas de música e dança, auditório e ambientes administrativos.

Nos Cetis, os estudantes ingressam às 7h da manhã e permanecem na escola até às 17h, usufruindo de alimentação, acompanhamento pedagógico diferenciado, tendo acesso a atividades esportivas e participando de ações extra-curriculares.

O ingresso dos estudantes no Ceti Elisa Bessa Freire ocorreu por meio de processo seletivo, realizado no mês de fevereiro, cujos critérios foram o candidato que resida nas proximidades da escola, menor idade e, em caso de empate, apresentar maior média por área de conhecimento nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática no ano letivo de 2010.

O Ceti Elisa Bessa Freire põe em curso um projeto de infraestrutura iniciado no ano passado com a inauguração de seis outros Cetis, em pleno funcionamento nos bairros da Compensa (Ceti Áurea Pinheiro Braga), Cidade Nova (Ceti Marcantônio Vilaça 2), Parque Riachuelo (Ceti Garcitylzo do Lago e Silva), Comunidade Jesus Me Deu (Ceti Dra. Zilda Arns), Novo Israel (Ceti João dos Santos Braga) e Educandos (Ceti Professor Gilberto Mestrinho).

Diferencial

Conforme o Ceti Áurea Pinheiro Braga, o Ceti Elisa Bessa Freire está equipado com uma lousa digital em cada uma das 24 salas de aula, que será utilizada por cada professor no desenvolvimento de suas aulas. Por meio desses recursos, os estudantes terão acesso, em tempo real, a conteúdos interativos, portais educacionais e materiais audiovisuais, disponibilzados pelos professores, que foram previamente capacitados.
 
Elisa Bessa Freire

Filha de Manuel Tiburcio Bessa e de dona Maria Elisa de Queiróz Bessa, Elisa Bessa Freire nasceu em 23 de março de 1917, em Manaus. Foi a quarta filha do total de nove irmãos.

Casou-se, em 1940, com João Barbosa Freire, com quem teve treze filhos: Regina Coeli, Maria Helena, Maria da Glória, Angela Maria, Maris-Stella, José Ribamar, João Roberto, João Ricardo, Maria Aparecida, Maria Celeste, Domingos Sávio, Maria Elisa e Maria do Céu. É avó do professor Sérgio Freire.

Em 1960 começa a sua atividade como funcionária da Escola Cônego Azevedo, no bairro de Aparecida, ali exercendo diferentes atribuições até 1966, quando, em função da morte de seu marido, optou por cuidar da sua numerosa família.
Faleceu dia 7 de janeiro de 2001, aos 84 anos deixando além dos treze filhos, 57 netos e 18 bisnetos. Seu corpo foi velado na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, prerrogativa concedida pela Congregação Redentoristas aos "Oblatas" pelos inúmeros trabalhos sociais e religiosos realizados na paróquia.

Pelos relevantes serviços prestados à comunidade teve seu nome emprestado a rua onde sempre morou: rua Carolina das Neves, passando esta a denominar-se Rua Elisa Bessa, conforme o Projeto de Lei no.090/2002 de 7 de agosto de 2002.

Fotos: Chico Batata / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)