SSP registra queda em números de homicídios

Em Destaque
Por -
0
Os casos de homicídios em Manaus mantêm a tendência de queda registrada no início do ano. No primeiro bimestre de 2011 houve redução de 8,1%, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). São 124 casos registrados em janeiro e fevereiro, contra 135 no mesmo período do ano passado. Os números de latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal também apresentaram baixa de 37,5% e 4,2%, respectivamente. De acordo com a SSP, os resultados são frutos do trabalho integrado das polícias Civil e Militar e da forte repressão contra o tráfico de drogas.


O sistema Infopol mostra que os registros de homicídios vêm decrescendo ou se mantendo na média, mês a mês. Em dezembro de 2010, por exemplo, foram registrados 69 casos, e em janeiro de 2011 caiu para 59 - redução de 15%. A tendência de queda foi constatada também no Carnaval deste ano, conforme a Polícia Civil do Amazonas, que registrou uma redução de 47,37% entre 3 a 10 de março, em comparação ao mesmo período em 2010. Enquanto no Carnaval do ano passado foram registrados 19 homicídios, este ano foram 10.


Os índices da SSP revelam ainda que, em 2011, a arma de fogo foi usada em 69,35% dos homicídios, em que o sexo masculino representa 95,16% das vítimas. Cerca de 80% dessas mortes atingiram os maiores de 18 anos. A zona Norte da cidade concentra 33,8% dos assassinatos.


As estatísticas revelam que 59,6% das mortes ocorreram nos finais de semana, durante a madrugada, principalmente aos domingos.


O aumento de 123,9% nas apreensões drogas é considerado pelo comandante da Polícia Militar, coronel Dan Câmara, um dos fatores determinantes para a redução dos crimes. “Além do reforço no policiamento ostensivo, o nosso foco continua intenso no combate ao tráfico de drogas, pois sabemos que essa ‘atividade’ costuma provocar um grande número de vítimas”, explicou Câmara, para quem a meta é sempre manter os índices cada vez menores


Mapa da Violência – O Amazonas também vem avançando no ranking dos Estados com menor índice de homicídios. Em dez anos, saiu da 12ª para a 17ª posição no ranking nacional de homicídios. Os dados constam do Mapa da Violência 2011, divulgado no início de março pelo Instituto Sangari (www.sangari.com).


O estudo, que traça um comparativo anual entre 1998 e 2008, é baseado em dados do Ministério da Saúde sobre mortes por causas violentas – homicídios, acidentes de trânsito e suicídios. A pesquisa conta com a parceria do Ministério da Justiça.


Quanto maior a posição no ranking, menos violento é o Estado. Nesse sentido, Alagoas, em primeiro lugar, é o estado mais violento da federação, atrás do Espírito Santo e Pernambuco. Na 27ª e última colocação está Roraima, com a menor taxa de homicídios do Brasil.


O principal objetivo do estudo é traçar um perfil da violência na população jovem, de 15 a 24 anos. Nessa faixa etária, segundo a pesquisa, a taxa de homicídios caiu de 46,4 para 46,0, tirando o Estado da 11ª para a 15ª posição. No mesmo período, Manaus, que ocupava a 9ª posição no ranking, foi para a 15ª colocação entre as capitais brasileiras com maior incidência de morte entre jovens. A taxa de homicídios na faixa de 15 a 24 anos, que era de 84,9 para grupos de 100 mil habitantes baixou para 78,2. A capital também teve desempenho positivo no índice geral de homicídios, saindo de 9ª para 16ª posição. A taxa de homicídios, que em 1988 era 40,7 para cada grupo de 100 mil habitantes, caiu para 38,4.



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)