PASSAGEM DE COMANDO NA PM - Governador Omar Aziz quer polícia mais perto da população e Corregedoria descentralizada

O governador do Amazonas, Omar Aziz, afirmou nesta quarta-feira, dia 30 de março, durante cerimônia de passagem de comando da Polícia Militar, que o desafio do novo comandante, coronel Almir David Barbosa, que assume no lugar do coronel Dan Câmara, será levar a polícia para mais perto da população. Ele também destacou que uma das missões do novo secretário de Segurança Pública do Amazonas, Zulmar Pimentel, é estender a presença da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança a todas as unidades das polícias Civil e Militar.


         "A sociedade sente muito a ausência da polícia. Quando vê uma viatura, uma moto, a população se sente mais segura", disse o governador, ao destacar que o objetivo será alcançado com a implantação, até o final deste ano, do programa Ronda do Bairro. A meta é implantar, a cada raio de 3 km²,  uma ronda fixa composta de uma viatura, duas motos e 18 policiais. Para garantir a implantação do programa, o governador disse que vai aumentar em 5 mil o efetivo policial do Estado, até o final de 2012, equipar e treinar o efetivo. A Polícia Militar está realizando concurso para a contratação, ainda este ano, de cerca de 2,5 mil novos policiais e ano que vem, segundo Omar Aziz, haverá um novo concurso para a contratação de mais 2,5 mil.

         Além de mais próxima da população, o governador disse que aposta na valorização da polícia. "Quero uma polícia que seja respeitada pelo cidadão de bem e temida por quem quer fazer o mal, mas não uma polícia arbitrária". O governador destacou que é preciso coibir o abuso policial. "Temos que fiscalizar com mais eficiência e ser ágeis na apuração e na punição". Para isso vai precisar que as duas polícias atuem cada vez mais unidas, a Militar fazendo a prevenção e repressão e a Polícia Civil cada vez mais ágil na investigação para dar solução aos casos.

         Ao presidir a cerimônia de passagem de comando, o governador fez elogios ao ex-comandante da PM coronel Dan Câmara, que segundo ele prestou um grande serviço. "A sua presença à frente do comando da Polícia Militar teve muito mais prós do que contra", disse o governador, para quem a saída de Dan Câmara já estava prevista com a mudança na cúpula da segurança, sendo um processo normal de renovação.

         Ao novo comandante, coronel Almir David Barbosa, Omar orientou a intensificar a parceria com delegado geral da Polícia Civil, Mário Cesar Nunes. "Sem isso não é possível fazer os grandes avanços e separar o joio do trigo que existe na polícia". Além do fortalecimento do trabalho da Corregedoria, o governador defende um maior monitoramento da atividade policial e anunciou a instalação de câmeras nas viaturas para mostrar como está sendo a abordagem policial  e a descentralização do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops).

         Omar afirmou que, assim como todo cidadão que mora em Manaus, também quer uma cidade segura. "Sou governador durante quatro anos, depois viro um cidadão comum". Ele disse apostar nos programas sociais voltados aos jovens para prevenir a criminalidade. Por isso está construindo escolas de tempo integral, onde o aluno entra de manhã e só sai à tarde, com um leque de atividades extracurriculares que garantem a ele mais cidadania e mais oportunidades e dá aos pais tranquilidade. Omar também disse que está ampliando o Programa Jovem Cidadão, com a criação de novos núcleos na capital e no interior. O programa também garante aos alunos de escolas públicas atividades culturais, esportivas e de capacitação no período em que estão fora da sala de aula.

         Planejamento – O novo comandante da PM, coronel Almir David Barbosa, disse que assume com o compromisso de levar adiante os planos do Governo do Estado, que é a implantação da polícia de proximidade. "Estamos trabalhando no planejamento para alcançarmos o nosso objetivo que é uma polícia comunitária, mais cidadã e integrada aos órgãos de segurança pública". Já o coronel  Dan Câmara destacou os pontos positivos da sua administração, como a criação do Grupamento Aéreo, Grupo Raio e Batalhão Ambiental, agradeceu ao governador Omar Aziz pela confiança e à comunidade.




Fotos: Alex Pazuello / AGECOM

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato