OMISSOS NÃO LIDERAM

ARTHUR VIRGÍLIO*

O governo Lula desperdiçou energia e credibilidade, buscando assento permanente, para o Brasil, no Conselho de Segurança da ONU. Paparicou ditadores, ordenou votos favoráveis a regimes que violaram e violam direitos humanos e cometeu erros crassos, desses que denotam lamentável desconhecimento da História: criou um certo G-4 com Índia, África do Sul e Japão, esquecendo-se de que a China, que tem poder de veto, muito dificilmente consentiria que este último passasse a fazer parte do Conselho, como membro efetivo. Ou é de se desconhecer a rivalidade sino-nipônica, histórica e acirrada, apesar do comércio de US$300 bilhões/ano que praticam?

Exercitando política externa desastrada, perdeu todas as disputas de que participou em organismos multilaterais. Endossou desatinos de Ahmadinejad, do Irã, e se afastou dos Estados Unidos, parceiro tradicional e relevante. Mergulhou fundo em canhestra visão Sul-Sul, não percebendo que o tempo do confronto entre “ricos” e “pobres” deu lugar à era da cooperação pragmática e até da discordância pontual , sempre objetiva, jamais ideológica. Enfiou-nos em máquina do tempo, trazendo de volta os anos 50 e 60, em pregação que, muitas vezes, lembrava o discurso de Gamal Abdel Nasser.

Dilma Rousseff apresenta algumas diferenças, para melhor, em relação ao seu patrono eleitoral. Criticou o Irã pela prática de condenar mulheres à morte, sem culpa e sob apedrejamento. Passou a manter relação mais sóbria com Hugo Chávez, Fidel Castro, Evo Morales e quejandos. Começou a normalizar a relação com os EUA. Demonstrou sensibilidade ao convidar, para o almoço em torno de Barack Obama, os ex-Presidentes que, à exceção do enciumado Lula, compareceram civilizada e adequadamente.

Logo a seguir, porém, o Brasil se absteve, quando o mundo democrático pedia autorização ao Conselho de Segurança para intervir militarmente na crise líbia e evitar que o ditador Kadafi prosseguisse assassinando o seu povo. Quem viu os filmes “Tiros em Ruanda” e “Hotel Ruanda” sabe a que me refiro. Quem se recorda do genocídio no Sudão, governado por tirano com o qual Lula desfilou em carro aberto, e acompanhou a “limpeza étnica” sérvia, sabe também.

Questionamentos inevitáveis: por que a abstenção, ao lado de países como Índia, Rússia e China, que têm graves contenciosos com vizinhos e colocaram suas barbas de molho, se o Brasil não tem esse tipo de “rabo preso”? Pode um país que pretende tornar-se membro permanente do Conselho, no teste de fogo, eximir-se de decidir?

A comunidade internacional deve estar perguntando: “ querem a vaga e não são capazes de optar? Preferem a coluna do meio, o muro, o limbo?”

Ficamos mal. “Amarelamos”.

Omissos não lideram.



*O autor é Diplomata. Foi líder do governo Fernando Henrique, Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República e líder do PSDB no Senado.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Agamenon Silva29/03/2011, 20:48

    O ex-senador Arthur Neto, ainda carrega consigo o ressentimento de não ter retornado ao senado, parece está magoado com Lula, pois ele trabalhou muito para que ele não retornasse ao senado federal,ele não aceita que Lula hoje é uma liderança mundial,isso o incomoda,se não retornou ao senado,é porque criticava de forma descortês,mesmo porque sua trajetória política iniciou-se como comunista,foi candidato ao governo do Amazonas em 1986 pelo PC do B,sendo derrotado pelo Amazonino,depois candidatou-se a prefeito de Manaus em 1988 e foi eleito derrotando o já saudoso Gilberto Mestrinho,depois apoiou Lula em 1989 contra Collor,depois como num passe de mágica desfiliou-se do Comunismo e se tornou tucano,sempre foi o cão de guarda de FHC,penso eu que aí foi seu erro,pois os políticos do sul e sudeste,pareciam que adoravam vê-lo dando sua cara a tapa,em defesa do presidente FHC,ou seja,ele se tornou o sentinela daquele governo.
    Nas eleições do ano passado Arthur Neto foi atingido em cheio pelo a antipatia que construiu ao longo dos anos a Lula,hoje parece inconformado com o que lhe aconteceu,é claro que qualquer oportunidade que tiver vai baixar o cacete em Lula,parece que ainda não consegue entender que quanto mais ele bate no Lula,mesmo sem mandato só cai na antipatia do povo.Claro que o texto trata de um aspiração do Brasil junto a ONU,mas ele aproveita e desce o cacete em Lula,não perde oportunidade em tentar alfinetar o qual que deixou o governo com a maior popularidade já obtida por um presidente,para ele Lula foi presidente inculto, boçal(etimologicamente falando)e incapaz,visto que ele é um intelectual,e como tal não admite um operário governar esse país,aí denota todo o seu preconceito contra as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar, todos sabem que ele teve a chance de se educar,pois seu pai sempre foi político vitorioso, e conseqüência disso educou bem seus filhos,penso eu que Arthur ainda tem aspirações políticas e por isso espeta Lula,pois sabe muito bem que Lula indiretamente o derrotou.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato