GOVERNO DO ESTADO REFORÇA SERVIÇOS NO CARNAVAL

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Estado montou um grande esquema de segurança, saúde, trânsito e estruturas físicas para os eventos públicos do Carnaval 2011 que, de acordo com estimativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), deve mobilizar um público superior a meio milhão de pessoas ao longo de todo o período carnavalesco. Cerca de 2 mil policiais vão atuar durante o Carnaval em Manaus. Sábado, dia 05, no Desfile das Escolas do Grupo Especial, serão 800 PMs somente na área do Sambódromo. O mesmo efetivo está previsto para as duas noites de Carnaboi.


A programação de Carnaval teve início no dia 22 de fevereiro, com o Shopping do Tururi, evento preparatório para o Carnaboi, no Largo do Mestre Chico e tem seu ponto alto a partir deste sábado, com o Desfile das Escolas do Grupo Especial. As escolas do grupo de acesso desfilam na quinta, dia 03 e sexta-feira, dia 04. Domingo, 06 de março, tem o Concurso de Fantasia Adulto, a partir das 19h, no Largo São Sebastião. Encerrando o calendário, nos dias 07 e 08, segunda e terça-feira, é a vez do Carnaboi no Sambódromo.


Segundo o secretário Estadual de Cultura, Robério Braga, pelo menos 120 mil pessoas, entre público e foliões, passarão pelo sambódromo somente no sábado. Por conta disso, a área da Vila Olímpica será disponibilizada para estacionamento de veículos nas três noites de desfile e no Carnaboi. A venda de bebidas e alimentos no entorno do Sambódromo e do Largo Mestre Chico durante os eventos carnavalescos estão liberadas. No entanto, Robério Braga recomenda que os vendedores ambulantes estejam atentos às exigências da Vigilância Sanitária, sob pena de multa e apreensão de produtos em más condições higiênicas.


GGI instalado – A Secretaria de Segurança Pública (SSP) instalou o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) para atuar na Operação Carnaval, uma espécie de colegiado com representantes de todos os órgãos municipais e estaduais envolvidos com o evento. O GGI está instalado na recepção da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, em frente ao Sambódromo e vai atuar no controle das ações e nas tomadas de decisões envolvendo as ocorrências no período de Carnaval.


Entre os integrantes do GGI estão as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), Secretarias de Estado da Saúde (Susam), de Infraestrutura (Seinf), de Cultura (SEC), de Assistência Social (Seas), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude, Samu, Secretaria Municipal de Saúde, Imtrans, entre outros. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Umberto Ramos, somando o efetivo de todas as instituições do Estado e dos municípios, inclusive do interior, cerca de 5 mil pessoas estarão trabalhando em prol de um carnaval de paz e tranquilidade.


Forças Especiais e Copa – A PM atuará com suas forças especiais no sambódromo – Cavalaria, Canil, Rocam, Raio e Batalhão Ambiental. “Além do trabalho de policiamento ostensivo, junto ao cidadão, vamos empregar armamento não-letal, como as pistolas Taser e balas de borracha, e detector de metais nos perímetros montados pela Polícia Militar”, disse o secretário Umberto Ramos. A exemplo do ano passado, os eventos de Carnaval servirão de treinamento para a Copa do Mundo de 2014, considerando a grande movimentação popular no Sambódromo.

Toda a movimentação na área do Sambódromo e entorno será monitorada por câmeras, via Centro de Controle das Operações (Ciops). Ramos assegurou também que a fiscalização da Segurança Pública acontecerá nos eventos das bandas e blocos, que devem seguir os procedimentos determinados por uma portaria enviada às polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Detran-AM e Manaustrans, além das secretarias estaduais e municipais de saúde e vigilância sanitária.


Plano de Ação da PM – A Polícia Militar definiu um plano de operações para atuar em três perímetros de segurança nos arredores dos locais de desfile no Sambódromo. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Dan Câmara, o efetivo total no carnaval será de dois mil policiais. Para cada um dos três perímetros de segurança, foram definidas estratégias de abordagem e barreiras.


Nos perímetros vermelho e azul, que correspondem às vias de acesso de maior fluxo para o Sambódromo (rua Loris Cordovil e avenida Constantino Nery) e à Avenida do Samba, serão adotadas barreiras de verificação. Nos portões de acesso e interior do Sambódromo ( perímetro verde) estarão reunidos a maior parte do efetivo policial. Segundo Dan Câmara, os policiais realizarão uma triagem rigorosa nesses pontos para evitar a entrada de armas e objetos de metal que possam ameaçar a segurança dos brincantes.


Bombeiros – Para prevenção de acidentes envolvendo fogo, salvamentos e controle de pânico, o Corpo de Bombeiros terá atividades ao longo de todo o período carnavalesco com atuação de 182 homens e 20 viaturas. As atividades de prevenção serão desenvolvidas no Sambódromo, nos barracões das escolas na morada do samba e Largo de São Sebastião no centro de Manaus.


Estarão fixas no Sambódromo duas viaturas de unidade de resgate para atendimento pré-hospitalar e motocicletas. Ao mesmo tempo, deverão ser intensificadas ações preventivas contra acidentes de trânsito nas rodovias da capital, na Praia da Ponta Negra e na Praia da Lua, a 23 quilômetros de Manaus.


Os bombeiros atuarão ainda no isolamento dos pontos de queima de fogos, no raio mínimo de 200 metros em todas as direções, a fim de oferecer o máximo de segurança ao público presente. Essa medida, segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias, é guarnecer o ponto de queima, que será na área de concentração do sambódromo, evitando a aproximação de pessoas não-autorizadas que possam colocar em risco sua integridade física.


Polícia Civil - A Polícia Civil do Estado do Amazonas atuará na “Operação Carnaval 2011" em conjunto com os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública, reforçando seu efetivo nas delegacias, que apoiarão nas ocorrências do período de 03 a 09 de marco, com plantões de 24h. Observando sempre o necessário funcionamento para atendimento integral a população.


Todos os Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), em Crimes contra a Mulher (Deccm), em Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca) e em Ordem Política e Social (Deops), além dos Institutos de Criminalística, de Identificação e o Instituto Médico Legal (IML), estarão com plantões reforçados para a atender eventuais ocorrências em virtude dos período do Carnaval.


Saúde – A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) montará um posto de saúde no Sambódromo para o atendimento de pequenas urgências durante os desfiles das Escolas de Samba e o Carnaboi, entre os dias 03 e 07 de março. Além da unidade, duas ambulâncias, com equipes médicas, estarão de plantão no local e serão utilizadas para remoção de pacientes graves.


O Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) Alvorada será a unidade de referência para o atendimento de média complexidade e os pacientes com quadros mais graves, como traumatismo ou que necessitem de cirurgias mais complexas serão removidos para os Pronto-socorros 28 de Agosto ou João Lúcio, dependendo do caso. Durante o período do Shopping do Tururi, no Largo do Mestre Chico, a Susam também estará com uma ambulância de suporte básico e uma equipe de plantão. O atendimento é feito diariamente das 19 às 0h.


Detran-AM - Para prevenir acidentes, o Detran-AM lançou a campanha Salva Vidas e vai realizar blitze durante o período carnavalesco. Os condutores serão convidados a passar pelo bafômetro. Todo o efetivo de 200 homens da Companhia de Trânsito (Ciatran) e agentes do Detran-AM serão empregados em operações que podem acontecer a qualquer hora, em qualquer parte da cidade. O objetivo da campanha, segundo a diretora presidente do órgão, Mônica Melo é preservar a vida, coibir o uso de álcool para quem está dirigindo e, assim, evitar acidentes.


Em parceria com a Polícia Militar, pelo menos 100 etilômetros (bafômetros) vão ser usados pelos policiais para medir o nível de alcoolemia do condutor. Além disso, a Ciatran vai usar novos equipamentos adquiridos pelo Detran-AM, como cones luminosos e barracas para melhorar as condições de trabalho dos agentes.


Quem for flagrado pelo consumo superior a 0,2 grama de álcool por litro de sangue será encaminhado a um Distrito Integrado de Polícia (DIP) e terá a carteira de habilitação apreendida e suspensa por 12 meses. Além de pagar multa de R$ 957, o veículo será recolhido ao parqueamento do Detran-AM. Para reaver sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o infrator vai passar por um curso em que terá de acertar 70% das questões da prova final.


Disque-pileque – O serviço do disque-pileque 154, uma tradição do Detran-AM em eventos com grande público em Manaus, vai funcionar 24 horas, entre os dias 4 a 9 deste mês. Mônica Melo disse que o Governo do Estado terá veículos suficientes para fazer o transporte das pessoas que acionarem o serviço.


O disque-pileque vai funcionar em interação com o programa Linha da Vida, da PM, que orientará e reterá o cidadão alcoolizado na área do Sambódromo enquanto durar o efeito da bebida. “Isso tem dado muito certo e evitado a perda de vidas no trânsito. Vamos estar presentes todos os dias do carnaval para assistir aquele que se excedeu no consumo alcoólico”, disse o comandante da PM, coronel Dan Câmara.


Hemoam – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam), informa que funcionará estrategicamente durante período de Carnaval. No sábado (5) e na segunda-feira (7), doadores podem procurar a Fundação das 7h às 18h. Na quarta-feira (9), o atendimento acontecerá das 13h às 18h.


O diretor-presidente do Hemoam, Nelson Fraiji, informa que o funcionamento no período é de extrema importância. “Estamos com estoque regular e preparado para o Carnaval, no entanto, há a necessidade de manter e repor estoque de concentrado de plaquetas, que só duram 5 dias, por isso o funcionamento especial”, explica Fraiji. Outro hemocomponente muito utilizados são as hemácias, mas esse concentrado dura até 35 dias.


Ponto facultativo – Decreto assinado nesta quinta-feira, dia 03, pelo governador Omar Aziz instituiu Ponto Facultativo nas repartições públicas, autarquias e fundações do Estado, nos dias 07, 08 e 09 de março, ressalvadas as atividades essenciais.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)