Governo do Amazonas fecha parceria com a Moto Honda para novo centro de educação de trânsito


         O Governo do Amazonas fechou parceria com a Moto Honda para utilização do Centro Educacional de Trânsito da empresa (CETH). O espaço, em construção na Colônia Japonesa, zona Centro Sul, será usado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) para capacitação de instrutores e realização de cursos diversos, dentre os quais o que vai preparar os policiais militares para o programa Ronda do Bairro.
         A parceria foi anunciada na manhã desta quarta-feira pelo governador Omar Aziz e a direção da multinacional, por ocasião do lançamento da pedra fundamental do CETH.  Também estavam presentes no evento o prefeito Amazonino Mendes, o  presidente mundial da Honda, Takanobu Ito, o presidente da Honda Brasil e América do Sul, Sho Minekawa e a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo. A inauguração do CETH está prevista para novembro deste ano, data da comemoração dos 40 anos da Honda no país. "É uma parceria importante que demonstra o respeito e a confiança da Honda na Zona Franca", elogiou o governador.
         Segundo Omar Aziz, além de formação de instrutores, o novo centro será fundamental para a capacitação dos policiais militares que vão atuar no programa Ronda do Bairro, voltado para a segurança pública de Manaus. O programa prevê para cada área de três quilômetros quadrados da cidade uma viatura quatro rodas e duas motocicletas fazendo a ronda 24 horas por dia. "Vamos precisar, inicialmente, formar cerca de 400 policiais condutores para a capital e posteriormente para o interior", disse o governador.
         Com investimento total de R$ 10 milhões, o espaço, a ser construído em uma área de 402.000 m2, na Colônia Japonesa, próxima ao Conjunto Petros, constará de um Centro de Educação de Trânsito, voltado para a difusão das técnicas de pilotagem com segurança na região, e de um Centro de Treinamento e Serviços (CTS), que oferecerá treinamento e capacitação aos técnicos e mecânicos da rede de concessionárias da Honda.
          Segundo o Sho Minekawa, a Honda possui dois CTS no Brasil - em Recife e São Paulo. É para lá que os profissionais da Moto Honda são enviados quando necessitam fazer capacitação. Quando estiver funcionando, o centro de treinamento de Manaus vai atender profissionais das concessionárias da Honda no Norte e parte do Centro-Oeste.  "Vamos poder qualificar a nossa mão de obra em Manaus, além de contribuir para uma convivência mais harmoniosa no trânsito da cidade", disse Menekawa.

         O governador Omar Aziz demonstrou satisfação com o investimento da Honda e disse que decisões como esta só ajudam a consolidar o polo de duas rodas de Manaus, que já é o quarto maior produtor de motocicletas do mundo. "É uma satisfação ver que esta indústria continua acreditando na economia do Brasil e do nosso Estado. A Moto Honda produz aqui em média 1,5 milhão de unidades por ano. Ajudou a consolidar em Manaus um polo de componentes do setor, gerando emprego e renda para o povo".
 
         Segundo o governador, o polo de duas rodas vai se fortalecer ainda mais com a instalação de uma fábrica de pneus de motocicletas, o que vai exigir aumento da produção de borracha. O Governo do Estado vai reforçar o incentivo à produção para garantir a demanda da nova fábrica, que será de cerca de 3 mil toneladas ano. O Amazonas produz, em média, mil toneladas ano. "É possível aumentar a produção, porque o preço do produto vale a pena. Temos financiamento do Governo Federal, subsídio do Estado e das prefeituras. Precisamos melhorar a tecnologia, dando novas condições aos seringueiros, porque a técnica de coleta ainda é a mesma de 300 anos atrás".






Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato