Governo define sistema de segurança para desfile das Escolas de Samba campeãs

Em Destaque
Por -
0
São esperadas pelo menos 30 mil pessoas no Sambódromo, que contará com um efetivo de 600 policiais dentro e no entorno do local do desfile

O Governo do Amazonas vai manter o mesmo esquema de segurança utilizado no Carnaval 2011 para o Desfile das Escolas de Samba Campeãs de Manaus, que acontece neste sábado, a partir das 20 horas, no Sambódromo. O evento retorna ao calendário carnavalesco da cidade depois de dez anos, por iniciativa dos presidentes das agremiações de samba e com o apoio do Governo Estadual. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) coordenará os serviços públicos no Sambódromo por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que funcionará na Delegacia Geral da Polícia Civil.

O secretário estadual de Cultura, Robério Braga, estima que pelo menos 30 mil pessoas compareçam ao Sambódromo para assistir o desfile das seis escolas de samba melhores colocadas no Grupo Especial e nos Grupos de Acesso. Cada agremiação terá 30 minutos para desfilar e levar para a avenida apenas dois carros alegóricos, além das alas de brincantes.

A primeira a entrar na pista do Sambódromo, às 20 horas, é a escola campeã do Grupo de Acesso B, Agremiação Vila da Barra. Na sequência, desfila a Escola de Samba Dragões do Império, vencedora do Grupo de Acesso A, que no ano que vem passa a integrar o Grupo Especial. A ordem do desfile segue com a Sem Compromisso e a Grande Família, empatadas no terceiro lugar do Grupo Especial. Depois da Mocidade Independente da Aparecida, consagrada em segundo lugar, a programação encerra com o desfile da campeã do Grupo Especial, Reino Unido Morro da Liberdade. O presidente Associação do Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus (Agesma), Elimar Cunha, acredita que a festa se estenda até a meia noite.

Segundo Robério Braga, o retorno do Desfile das Campeãs foi uma solicitação dos presidentes da Escolas de Samba para que o Carnaval de Manaus entre nos padrões das grandes agremiações de Estados como o Rio de Janeiro e São Paulo. “O Governo do Estado apoiou a proposta por acreditar no profissionalismo que vem sendo consolidado a cada ano pelas Escolas de Manaus”, afirmou.

Em 2012, o secretário anuncia mudanças quanto aos dias dos desfiles. Segundo ele, as Escolas do Grupo de Acesso vão desfilar na sexta-feira e as do Grupo Especial seguiram sábado e domingo. “Ao invés de iniciarmos o carnaval na quinta-feira, vamos mudar para o início do fim de semana. Com esta medida vai aumentar o público no Sambódromo, uma vez que a maioria das pessoas trabalha quinta-feira e fica impossibilitada de participar da festa”, ressaltou.



Policiamento

Para garantir a segurança pública no Sambódromo, a Polícia Militar do Amazonas vai adotar a mesma estratégia adotada no Desfile das Escolas de Samba e no Carnaboi. Segundo o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara, um efetivo de 600 policiais será distribuído por perímetros ou zonas. “Vamos prestar segurança ao cidadão desde o momento da saída da casa dele, no entorno e dentro do sambódromo”, disse o coronel, acrescentando que a abordagem e a revista com detector de metais será realizada na entrada do Centro de Convenções.

A partir das 17 horas de amanhã (12), o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) entra em operação para coordenar todo o sistema de segurança e de atendimento a emergências no Sambódromo e entorno. Um dos mecanismos de controle do GGI será o Centro Integrado de Operações (Ciops), que manterá o monitoramento de câmeras por meio da central montada no pátio interno da Delegacia Geral da Polícia Civil. Serão mantidas as 16 câmeras posicionadas no interior e na área externa do Sambódromo. As
delegacias da Polícia Civil cumprirão o plantão de 24 horas na cidade. O GGI congrega servidores da Segurança Pública (SSP, PM, PC, Detran-AM, Bombeiros, Ciops, Corregedoria-Geral e Secretaria-Adjunta de Inteligência), secretarias do Governo e da Prefeitura de Manaus.




DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)