Governador Omar Aziz apresenta aos vereadores o novo complexo de capitação, tratamento e distribuição de água

Em Destaque
Por -
0

O governador Omar Aziz apresentou nesta quinta-feira, dia 17 de março, aos vereadores de Manaus o complexo do Programa Água para Manaus (Proama), que vai ampliar o sistema de abastecimento para mais 18 comunidades das zonas Norte e Leste.  Um grupo de 20 vereadores liderados pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Isaac Tayah, participou da visita.

Eles ouviram do governador que nos próximos 30 dias iniciam os testes operacionais no novo sistema. O complexo do Proama é formado pela nova tomada de água na Ponta das Lajes, uma estação de tratamento de água, próximo à escola Agrotécnica, e mais cinco reservatórios nos bairros Tancredo Neves, Núcleo 23, Mutirão, Nova Floresta e Jorge Teixeira.

 A obra civil está pronta e até o final desta semana deve receber ligação de energia para que os tanques da estação de tratamento sejam abastecidos e os testes possam iniciar. A expectativa do governador é de que  em 60 dias a água possa começar a chegar às residências. Antes disso, o Governo do Amazonas deverá abrir um processo licitatório para contratar a empresa que vai operar o novo complexo.

O objetivo da visita, segundo o governador, foi apresentar a obra aos vereadores e torná-los porta vozes dos benefícios do empreendimento junto à população. "Eles são os representantes legítimos da cidade de Manaus. E quem vai ser beneficiado com essa nova tomada de água é a população. Eu fui vereador e sei que a cobrança quanto à falta de água e energia é no gabinete do vereador", disse Omar.

O governador afirmou estar convicto de que o Proama é a solução definitiva para a falta de água na cidade, desde que seja feito o planejamento correto. Segundo ele, a nova estação vai produzir em média 2,5 metros cúbicos de água por segundo. Somando com os cerca de 7 m³/s produzidos pela Águas do Amazonas, além de 1,5 m³/s da tomada d'água do Mauazinho e 1,5m³/s dos sistemas isolados (poços artesianos), a produção deve ultrapassar a demanda da cidade.

Omar destacou que, no entanto, não basta ter água suficiente. A Águas do Amazonas, concessionária dos serviços de abastecimento na cidade, precisa investir na recuperação da rede de tubulação já existente para evitar as perdas e permitir que água chegue à casa das pessoas. Além disso, precisa recuperar a  credibilidade  junto à população. "As pessoas só vão querer ligar as casas à rede da Águas do Amazonas se tiverem a certeza que terão água nas torneiras e isso não vem acontecendo ao longo dos anos", disse o governador.

Ele defende um trabalho de conscientização para a população recuperar a credibilidade. Recentemente, segundo o governador, a Águas do Amazonas disponibilizou 60 mil novas ligações de água nas zonas Norte e Leste, mas apenas 20 mil aceitaram fazer a ligação. "As pessoas não se negam a pagar a conta se elas tiverem água 24 horas por dia. O que elas não querem é ser obrigadas a pagar uma conta e não ter o serviço regularmente".










Fotos: Alex Pazuello / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)