Governador anuncia nova sede para UnATI/UEA

Em Destaque
Por -
0
O Governador Omar Aziz anunciou nesta segunda-feira (28), durante visita a Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas (UnATI/UEA), a transferência da sede da instituição para o novo Centro Estadual de Convivência da Família Madalena Daou, que está em construção na Avenida Brasil,  entre os bairros Santo Antônio e São Jorge, zona oeste da cidade, e cuja previsão de inauguração é setembro deste ano.
Criada em 2007, a UnATI/UEA tem cerca de 1,3 mil alunos matriculados e oferece atualmente 26 modalidades de cursos livres de informática, dança, música, oficinas de nutrição, entre outras atividades. A instituição já formou cerca de 280 gerontólogos, com diversas especializações.

"Vamos utilizar a estrutura de um dos centros da família que estamos construindo para melhorar o atendimento às pessoas da terceira idade que estão na universidade", anunciou.
Omar Aziz, que visitou a UnATI juntamente com a primeira-dama Nejmi Aziz, adiantou, ainda, que a meta do Governo do Estado é expandir a instituição para o interior do Estado, com funcionamento nos principais polos da UEA nos municípios. "O que a gente pode fazer para as pessoas da melhor idade é dar oportunidades para que quem se aposenta não fique em casa. Queremos dar mais condições para que eles tenham bem estar. A nossa ideia é, a partir do ano que vem, levar a UnATI também para o interior", disse.

Para o diretor da UnATI, Euler Ribeiro, o anúncio do governador significa um passo muito importante para a consolidação da instituição no Estado. "Será a primeira UnATI do Brasil a ter sede própria. Isso é muito importante para todo o País", enfatizou.
O governador Omar Aziz também reafirmou o compromisso com a consolidação da UEA através da reforma de prédios, expansão da oferta de cursos para o interior e a criação de novos laboratórios. "A minha tarefa é consolidar a UEA para que nos próximos anos ela não dependa de mais ninguém para funcionar. Vou criar unidades e ampliar principalmente no interior do Estado", afirmou.
Durante a visita a sede da UnATI, que fica no prédio do curso de Medicina da UEA na Avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, Omar Aziz participou de uma teleconferência no Polo de Telemedicina da UEA com médicos e enfermeiros dos municípios de Autazes, Parintins, Humaitá, Tefé, Novo Aripuanã. Na conversa, o governador comentou as ações que serão implementadas dentro do Programa Nacional de Combate ao Câncer de mama e do colo do útero, entre as quais a aquisição de um mamógrafo para cada um dos municípios do interior e a ampliação do atendimento itinerante por meio dos barcos de Pronto Atendimento Itinerante (PAI).

Em conversa com estudantes de uma turma do quinto ano de Medicina da UEA, o governador reafirmou a compromisso de implantar a Cidade Universitária da  instituição. O complexo com área de 10 milhões de metros quadrados, em Iranduba, vai agregar toda a estrutura da universidade, além de alojamentos, restaurantes, biblioteca, laboratórios, entre outros espaços. De acordo com Omar Aziz, a ideia é também instalar no local o hospital universitário da UEA,  conforme investimento que está sendo discutido com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Manaus vai sediar Fórum

Em outubro, Manaus vai sediar a segunda edição do Fórum Nacional das UnATIs e dos Alunos da Terceira Idade. O evento, que ocorre a cada dois anos, vai discutir o envelhecimento e a qualidade de vida das pessoas da terceira idade na região amazônica.
A realização do Fórum terá o apoio da primeira dama do Estado, Nejmi Aziz, e da superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso. A expectativa é que o evento receba cerca de dois mil estudantes das 21 universidades da terceira idade existentes no País.

Segundo o diretor da UnATI/UEA, Euler Ribeiro, o fórum nacional também contará com a presença de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde. "Vamos trocar experiências sobre os nossos trabalhos que tratam do envelhecimento na Amazônia. Fomos escolhidos para sediar o evento por conta da pesquisa desenvolvida em Maués sobre o envelhecimento da população local, além dos estudos sobre a dieta amazônica", afirmou.







Fotos - Alex Pazuello / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)