Dia Internacional da Mulher tem programação especial

Em Destaque
Por -
0

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), órgãos do Governo do Amazonas prepararam uma programação diferenciada alusiva à data durante todo o mês de março. Os eventos incluem palestras, inauguração de um cartório no Instituto da Mulher Dona Lindu, atividades físicas, estéticas, culturais e de lazer, além de debates sobre o papel da mulher na sociedade atual.
            Com o tema "As multifacetas da mulher na sociedade", a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) promove nesta quarta-feira (9), no auditório da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), rodada de conversa entre profissionais de diversos segmentos sobre o assunto. Ao longo de todo o mês, a Lei Maria da Penha e os serviços de defesa do direito da mulher serão repercutidos em oficinas nas escolas, universidades, unidades prisionais e rádios comunitárias.
            Na quinta-feira (10), a partir das 9h, o Instituto da Mulher Dona Lindu irá realizar a inauguração do cartório da unidade que começará a funcionar com o registro civil dos bebês ali nascidos. "Todas as mães que registrarem seus filhos nesse dia receberão uma rosa como simbolizando a dádiva de ser mulher e dar a luz", complementa o diretor-geral do instituto, Agnaldo Costa.
            Ainda segundo o diretor, o instituto também deverá lançar, na manhã do mesmo dia, o novo programa de humanização 'Acolhendo quem acolhe' direcionado aos cerca de 500 funcionários envolvidos no atendimento dos pacientes. "A ideia é dar mais atenção à satisfação e qualidade de vida do trabalho de nossos colaboradores com medidas básicas, mas que fazem a diferença".
            Na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), onde as mulheres representam 70% do quadro de funcionários, as colaboradoras, pacientes e acompanhantes serão beneficiadas com dinâmicas e palestras com noções de maquiagem adequadas para uso diurno e noturno e moda sob medidas. As capacitações estão marcadas para as 9h da manhã de quinta-feira no auditório do hospital.
            A programação segue no dia seguinte, por volta das 16h, no Parque Senador Jefferson Péres, com a "Caminha cultural" organizada pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC). A iniciativa, inédita, espera reunir cerca de 400 pessoas em exercícios físicos voltados à correção de postura e outros males do cotidiano. "O foco será nas mulheres que passam o dia no trabalho e não tem tempo de cuidar de si".
            Também na sexta-feira, no auditório da Seas, instituições governamentais, não governamentais (ONGs), organizações e grupos da sociedade civil estarão reunidos no Seminário de Avaliação e Implementação da Rede de Atendimento à Mulher, das 8 às 13h. A ideia, segundo secretária Regina Fernandes, é promover a articulação e a troca de informações e estratégias de prevenção, assistência e combate à violência contra a mulher. Para a noite de sábado (12), a SEC também preparou um concerto musical gratuito em parceria com a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA). Com início previsto para as 20h, no Teatro Amazonas, o espetáculo "Oca em homenagem às mulheres" terá canções interpretadas pelas cantoras amazonenses Lucilene Castro, Fátima Silva e Amilcar Azevedo.
            Os mais de 530 mil estudantes pertencentes à rede estadual de ensino também serão mobilizados na semana comemorativa ao Dia da Mulher através atividades educativas a serem desenvolvidas no âmbito escolar, conforme prevê o calendário pedagógico anual estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)