Corregedoria Geral de Segurança instala Conselho Superior

Em Destaque
Por -
0

             A Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública instalou, nesta segunda-feira, 28, o Conselho Superior do órgão, um colegiado responsável pelo reexame de decisões sobre procedimentos disciplinares envolvendo os servidores dos órgãos do Sistema. O Conselho, instituído com base na Lei 3.204/2007, é composto por 11 representantes de órgãos estaduais da área de Segurança e da sociedade civil e terá reuniões mensais em caráter ordinário.

           Na reunião de instalação do Conselho, foi discutido parte do Regimento Interno que prevê os trâmites a serem seguidos para o reexame dos Processos Disciplinares pelo colegiado. Somente se submeterão a reanálise pelo Conselho, processos em que a gestão do órgão de origem venha a discordar do parecer da Corregedoria.

            De acordo Corregedora Geral, Aparecida Gualberto, que passa a presidir o Conselho,  o colegiado – titulares e suplentes – deverá se reunir, obrigatoriamente, na última segunda-feira do mês, sempre às 15h, conforme estipulado durante a reunião de instalação. A cada trâmite proposto será utilizado um sistema de sorteio para a escolha dos conselheiros que assumem o cargo de relator e revisor, os quais terão 30 dias para concluir a resolução dos casos.

            "Após o prazo estipulado, sendo 20 dias para o relator e dez para o revisor, os membros deverão apresentar os processos ao conselho que dará a decisão definitiva. Teremos autonomia para decidir pela manutenção, suspensão ou até anulação de uma penalidade", detalha a corregedora geral. "É uma dupla garantia de transparência e imparcialidade do trabalho do Governo do Estado", destaca.

            Fazem parte do Conselho Superior membros da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Estadual de Direitos Humanos e integrantes de entidades que reúnem policiais civis e militares.

O Conselho Superior atende o art. 10 da Lei que criou a Corregedoria do Sistema de Segurança Pública e é composto de autoridades reconhecidas em seus órgãos pela idoneidade, compromisso com a coisa pública e conduta ilibada. A função dos membros do Conselho Superior é prevista no § 6 do art. 10 da Lei 3.204/07, sem remuneração, constituindo-se em serviço público em agir lastreado nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)