COARI NÃO É PRIORIDADE

Em Destaque
Por -
6
É o que fica entendido da política de construção de usinas movidas à gás natural. Mesmo sendo o pólo gerador da matéria prima para o abastecimento para a nova matriz energética, na hora de construir as usinas, Coari não é prioridade. O que dificulta muito a expansão de um pólo industrial no município, uma vez que não oferta de energia suficiente no município para a instalação de empresas de médio porte, ou indústrias.

Segundo o Blog Amazônia na Mídia: "A implantação das usinas movidas a gás natural em Coari, Anori, Caapiranga, Codajás, Anamã, Manacapuru foi um dos compromissos assumidos pelo Governo Federal, por meio da Eletrobras, nas audiências públicas do processo de licenciamento do gasoduto Urucu-Coari-Manaus. Esses municípios são cortados pelo gasoduto".

"A previsão inicial era de que as termelétricas entrariam em funcionamento com o gasoduto, que foi inaugurado em novembro de 2009. O que não se concretizou. Somente um ano depois, no dia 1º de dezembro de 2010, é que a Amazonas Energia entregou ao Ipaam os estudos e os relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA) das usinas de Anamã, Anori, Codajás e Caapiranga".


MUNICÍPIOS ONDE OS TRABALHOS JÁ COMEÇARAM

Na verdade, já começaram a construção de 4 usinas em outros municípios, segundo o blog. "A Eletrobras Amazonas Energia atropelou a Lei de Meio Ambiente e gerou uma crise institucional com o Governo do Amazonas ao começar a construção de quatro usinas termelétricas a gás em Anamã, Anori, Caapiranga e Codajás sem o licenciamento ambiental emitido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Em Coari, nada.

Manacapuru e Coari só em 2012


No final de novembro de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou as três primeiras termelétricas convertidas para gás natural em Manaus. A previsão para Manacapuru e Coari é início de 2012.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
Tags:

Postar um comentário

6Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Aldai Barrroso04/03/2011, 17:25

    Caro Daniel,
    Cabe um comentário suscinto a respeito do assunto, quando estive como sec. de obras um eng. da ELETROBRÁS nos procurou solicitando da prefeitura a doação de um terreno como contrapartida para a construção da usina a gás, sai com o mesmo a procura de um terreno que atendesse as caracteristicas necessárias, encontramos o tal terreno próximo ao CITY GATE(ponto da entrega do gás em Coari).
    Infeslimente o processo ocorreu próximo a mudança de gonverno e creio que a ELETROBRÁS em função da estabilidade politica não continuou com o processo, pois para que a usina seja uma realidade ela precisa de um terreno para que se possa fazer o licenciamento bem como o projeto da mesma.Apesar de não morar mais em Coari eu amo essa cidade e gostaria que a mesma não ficasse para trás com relação a essa obra, pois para uma cidade ter desenvolvimento é necessário que haja demanda de energia para que assim empresas de processo produtivo básico possa vir a Coari e se estabelecer.
    Porém tenha certeza que o custo da tarifa de energia não irá baixar pois a nossa tarifa já é subsidiada pelas populações do resto do Pais, o que vai ocorrer é que esse subsidio deixará de existir.
    Quero esclarecer que não basta ter a usina, Coari precisa urgentemente de investimentos na sua rede de distribuição pois o sistema não comporta mais carga e por isso sempre a queima de transformadores.
    è necesário que os gonvernantes priorizem essa necessidade e que a populção não fique a esperar, pois a mesma deve se mobilizar juntamente com os empresarios locais para que se reivindique essa grande obra.

    Grato.
    ALDAÌ BARROSO.

    ResponderExcluir
  2. NA VERDADE NA QUESTAO DESSE TERRENO QUE FICA ENFRETE AO CITY GATE O QUAL SERIA CONSTRUIDA A USINA, PERTENCE AO IRMAO DO GESSINO, O QUE TRABALHA NA CEAM, SÓ QUE QUANDO ELE SOUBE QUE O PREFEITO ARNALDO MITOUSO INTERESSAVA O TERRENO, ELE AUMENTOU O PREÇO, O TERRENO QUE VALE 20 MIL REAIS, ELE AUMENTOU PARA 200,000,00 E POR ISSO NAO FOI CONCRETIZADO O NEGOCIO.

    UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  3. Agamenon Silva05/03/2011, 00:42

    É por essas e por outras que digo que a secretaria de gás e petróleo não serve para nada,o administrador literalmente comeu mosca mais uma vez,coisa que não é novidade,pois aí todos são incompetentes,agora vejam que absurdo Coari a dona do ouro vai ficar sem energia advinda do gás natural,isso é um absuuuuurdo!!!!Codajas, Anamã,Anori e Iranduba,e Coari nada!!! ai meu deus é muita incompetência desse governo cara isso tá ficando insuportável,aonde já se viu um absuuuuurdo,ô homem do esfincter frouxo agora vc se superou em matéria de incompetência,vamos ficar com essa energia falha,para sempre amém,demite esse secretário de gás e petróleo,junto com seu adjunto,pois incompetência também tem limites.

    ResponderExcluir
  4. Agamenon Silva05/03/2011, 10:59

    Veja só o despreparo, ô coariense feliz vc é mesmo desinformado, todos os terrenos de uma cidade é de propriedade do município, tanto é, que para uma pessoa adquirir um terreno tem que ir à secretaria de terras e habitação(bem melhor seria se fosse departamento,pois assim evitaria de pagar altíssimos salários a quem não tem competência) solicita o terreno através de requerimento, depois a prefeitura libera o documento,antes título de aforamento,e depois título definitivo,hoje a prática mais se prende ao título definitivo,ou seja já não se adquire através de título de aforamento.quando a prefeitura necessita de um terreno, o administrador entra em contato com o dono, para indenizá-lo,se o dono achar que o preço está abaixo,ele pode sim pedir um valor maior,mas a prefeitura, não sei se vc sabe tem fiscal de tributo,esse tem entre outras funções a de avaliar terrenos,procedendo assim a prefeitura paga o valor que realmente o terreno vale depositando em juizo,e não o que o proprietário quer,portanto se o macanjo e impudente prefeito assim não procedeu é porque realmente ele é despreparado,ou seja hoje era para nós coariense de verdade sermos contemplado,agora se o homem do esfincter frouxo não fez nada isso é problema nosso,pois Coari dona do ouro ficará sem energia advinda do gás por pura incompetência,não vejo aí uma justificativa plausível e sim despreparo se o ambiciúncula irmão do Gessino quis “aplicar” caberia o macanjo usar das prerrogativas legais para adquirir o terreno,mas como a gente já conhece assim não o fez por pura incompetência,portanto Coariense feliz essa de que o terreno ficou muito é uma jactância desse prefeito.

    ResponderExcluir
  5. Olha pessoal vocês estão enganados,Coari vai ter sim sua Usina movida a Gás Natural.O que acontece é que foram licitados pela Eletrobrás um primeiro lote com as menores usinas de 05 e 06 motores.Desse lote fazem parte as cidades de Anori,Codajás,Anamã e Caapiranga.No segundo lote serão comtemplados as cidades de Coari,Manacapuru e Iranduba.Como essas Usinas são maiores e mais complexas ficaram por ultimo.Concordo que para o desenvolvimento de qualquer município com pretenções de receber industrias são necessarios alem de um sistema energetico confiavel,água de boa qualidade com estações de capitação e tratamento,saneamento básico e infra-estrutura para poder despertar interesse dos empresários em investir no interior do Amazonas.Sem essas condições nenhuma empresa se instalará em Coari ou outros municípios.É preciso que o próximo prefeito de Coari seja ele quem for ,tenha esse comprometimento com sua população.Se ele realizar esses serviços básicos,nunca mais perderá eleição ai.O problema é que os administradores daí não enxergam um palmo á frente do nariz e o povo é que sofre as consequências.Basta ter planejamento,organização e espiríto enpreendedor com visão de futuro para essa cidade se tornar realmente destaque em nosso estado.Porque dinheiro existe tanto dos Roaltys pagos pela Petrobrás como do FPM,o que falta e serem bem empregados.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber o porque que nao estão colocando os minhas mensagens se aque e bem claro deixe seu recado ele e bem vindo bem vindo uma ova vc daniel so bota mensagens de quem e do lado dos estourados

    atenciosamente:

    PAULO R. PEREIRA
    PRESIDENTE

    ResponderExcluir
Postar um comentário