Campanha do Detran-AM amplia uso do bafômetro no Carnaval

Em Destaque
Por -
0
 Serviço Disque-Pileque vai funcionar entre os dias 4 e 9 de março

Todos os condutores que forem parados nas blitze da campanha Salva Vidas serão convidados a passar pelo bafômetro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela diretora do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Mônica Melo, que lançou a campanha na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), acompanhada do secretário da pasta Umberto Ramos e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dan Câmara. Todo o efetivo de 200 homens da Companhia de Trânsito (Ciatran) e agentes do Detran-AM serão empregados em operações que podem acontecer a qualquer hora, em qualquer parte da cidade.

Ramos disse que o objetivo do programa, de cunho educativo, é preservar a vida e evitar acidentes. "Queremos educar a população, educar os brincantes do carnaval, prevenir ocorrências de trânsito, inibir o uso abusivo de bebidas alcóolicas e assim evitar a ocorrência de crimes", disse.

Citando números do Detran-AM, o secretário disse que a meta é reduzir os índices de 2010, quando foram apreendidos 128 veículos irregulares, registrados 24 flagrantes por embriaguez e quatro mortes no trânsito na capital, no período de uma semana do Carnaval. "Vamos intensificar as ações e esperamos pelo menos dobrar o número de apreensões", afirmou Mônica Melo.

A diretora informou que o Detran-AM está melhor equipado neste ano para o trabalho de fiscalização e que, por esse motivo, os agentes serão mais rigorosos contra aqueles que consomem bebidas alcóolicas e proporcionam risco à vida ao dirigir um veículo. "Na verdade, a campanha Salva Vidas é a intensificação do cumprimento da lei seca. Esperamos respeito e obediência às leis. Esta operação começa neste Carnaval e não tem data para terminar", disse.

 Em parceria com a Polícia Militar, pelo menos 100 etilômetros (bafômetros) vão ser usados pelos policiais para medir o nível de alcoolemia do condutor. Além disso, a Ciatran vai usar novos equipamentos adquiridos pelo Detran-AM, como cones luminosos e barracas para melhorar as condições de trabalho dos agentes.

Quem for flagrado pelo consumo superior a 0,2 grama de álcool por litro de sangue será encaminhado a um Distrito Integrado de Polícia (DIP) e terá a carteira de habilitação apreendida e suspensa por 12 meses. Além de pagar multa de R$ 957, o veículo será recolhido ao parqueamento do Detran-AM. Para reaver sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o infrator vai passar por um curso em que terá de acertar 70% das questões da prova final.

CARONA SOLIDÁRIA

O serviço do disque-pileque 154, uma tradição do Detran-AM em eventos com grande público em Manaus, vai funcionar 24 horas, entre os dias 4 a 9 deste mês. Mônica Melo disse que o Governo do Estado terá veículos suficientes para fazer o transporte das pessoas que acionarem o serviço.

O disque-pileque vai funcionar em interação com o programa Linha da Vida, da PM, que orientará e reterá o cidadão alcoolizado na área do Sambódromo enquanto durar o efeito da bebida. "Isso tem dado muito certo e evitado a perda de vidas no trânsito. Vamos estar presentes todos os dias do carnaval para assistir aquele que se excedeu no consumo alcoólico", disse o comandante Dan Câmara.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)