ARTHUR VIRGÍLIO: AUMENTA A INCERTEZA




O devastador terremoto, acompanhado de gigantesco tsunami, é prova tão dura, para a brava civilização japonesa, quanto o final da Segunda Grande Guerra, com o crudelíssimo bombardeio atômico sobre Hiroshima e Nagazaki. Desta vez, novamente, a dor cederá vez à reconstrução e à esperança.

Uma senhora de 90 anos foi resgatada com vida de escombros da cidade de Otsuchi, ao norte de Miyagi. Que símbolo mais eloquente de resistência?

O mundo especula sobre o Japão: o crescimento, previsto para 1.7% neste ano, cairá para 1.3%? Decrescerá? Ou o esforço pela reconstrução representará o fim da estagnação de 20 anos?

Afinal, o Plano Marshall substituiu o caos imposto pelo conflito de 1939/45. Os EUA temiam o crescimento da influência comunista e investiram fundo na retomada econômica de países estratégicos. E o Japão, mercê de sua cultura milenar, da disciplina de seu povo e do acúmulo tecnológico que detinha, obteve ingresso no chamado Primeiro Mundo.

Agora não será diferente, em que pese a tortura vivida por muitos milhões de seres humanos, entre os quais 300 mil brasileiros que experimentam tempos incertos. As quatro usinas nucleares que apontam vazamentos e perigo de irradiação, além de serem, agora, o principal motor do medo, nos levam a discutir a validade, ou não, de se continuar gerando essa energia. Precipitados do tipo “a” clamam pelo fechamento das usinas. O grupo “b” se apressa em assegurar o contrário. E quem não é açodado busca informar-se, ouvindo opiniões, contraditórias entre elas, de especialistas. A posição do Brasil é cômoda, seja porque as usinas de Angra sugerem segurança a toda prova, seja porque fornecem apenas 3% da energia total que consumimos.

Babel no plano econômico: uns vaticinam que o Brasil perderá com suposta momentânea incapacidade de o Japão transformar em aço o minério de ferro que lhe exporta. Ou que possível suspensão do fornecimento de autopeças para montadoras brasileiras, igualmente, deixaria de contribuir para a sustentação de nossa economia. E há há quem rebata, argumentando que o estóico trabalho de reconstrução demandará ainda mais importações de produtos brasileiros.

O choque de advinhações é insignificante diante dos problemas dramáticos que o desastre apresenta. Pessoalmente, acredito que as repercussões para a economia mundial serão limitadas. Menores que o imbroglio do mundo árabe, que afeta diretamente os preços do petróleo e atrai mais inflação.

Mas o quadro internacional está ainda mais incerto. Aqui, ele se soma à crise fiscal interna, que serviu para fazer Lula popular e eleger Dilma Rosseff.



*o autor é Diplomata. Foi líder do Governo Fernando Henrique, Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência e líder do PSDB no Senado.




DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Que bom poder ler artigo do maior Senador que o Amazonas já teve. Arthur Virgílio Neto é um eterno defensor do povo do Amazonas, principalmente do nosso interior. Espero que ele volte logo para o Senado. Ele tá fazendo muita falta. Parabens para o blog.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato