Viroses aumentam procura por atendimento em até 30%

Em Destaque
Por -
0
As unidades da rede estadual de saúde que realizam o atendimento de urgência e emergência registraram no último mês um aumento de cerca de 30% no número de atendimento. O aumento está relacionado com a mudança de clima e temperatura comuns nesta época do ano e que proporciona a proliferação das chamadas viroses, que afetam principalmente as crianças.

Dados estatísticos da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) mostram que o número de atendimento aumentou de 11.258 em julho para 13.578 em dezembro do ano passado, no Pronto-socorro da Criança Zona Oeste, localizado no bairro da Compensa, e que oferece atendimento de urgência e emergência a crianças com idade entre 0 e 13 anos.

No Serviço de Pronto-atendimento do Coroado, localizado no bairro de mesmo nome, foram registrados 20.098 atendimentos médicos no mês de julho, em dezembro o número chegou a 26.525. A unidade oferece atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidades a adultos e crianças.

Segundo o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, as viroses representam cerca de 50% dos atendimento realizados neste período nas unidades de urgência e emergência. “Em condições normais as viroses são responsáveis por cerca de 35% dos atendimentos, mas é comum esse aumento nesse período do ano e as nossas unidades estão preparadas para atender essa demanda”, explica o secretário.

As viroses são doenças que atingem principalmente as vias respiratórias, como a gripe e o resfriado. “São doenças transmitidas por vírus, daí o nome virose, e nessa época do ano, com alta incidência de chuva, as pessoas fecham as casas e diminuem a circulação de ar, favorecendo a contaminação”, explica a pediatra e diretora do Instituto da Criança do Amazonas (Icam), Corina Batista.

Ela explica que mesmo com estas condições algumas medidas simples podem ser tomadas para evitar a contaminação e o adoecimento. “As pessoas devem redobrar os cuidados com a higiene pessoal e também com manipulação de alimentos para evitar a transmissão dos vírus”.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)