OS SEGREDOS DA VITÓRIA DE PAPI EM TEFÉ, REVELADOS EM UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA

Pesquisas eram desesperadoras.

Em entrevista ao Blog, o Sociólogo, Bacharel em Direito e escritor Roque Lane Wilkens Marinho fala sobre a eleição em Tefé e sobre suas experiências recentes em coordenação de campanhas eleitorais. A eleição suplementar no município de Tefé revelou aspectos intrigantes e desafiadores sobre a vitória do candidato Papi considerada quase que impossível pelas pesquisas eleitorais. Os números que estavam guardados durante a campanha são revelados nesta entrevista inédita ao blog Em Destaque.

EM DESTAQUE: QUAIS FORAM OS DESAFIOS MAIS RECENTES EM SUA EXPERIÊNCIA NA COORDENAÇÃO DE CAMPANHAS ELEITORAIS?

ROQUE LANE: MEUS 03 ULTIMOS DESAFIOS FORAM:

O primeiro no município de Boca do Acre, quando coordenei a eleição do Sr. Iran e a campanha foi vitoriosa. Durante a campanha até a prefeitura foi queimada, pois existia no município uma rivalidade incrível. Aprendemos a superar a dificuldade com uma grande estratégia que deu certo. Não existe eleição vencedora ou guerra a vencer sem ter no mínimo uma estratégia.

No município de Coari, quando coordenei a eleição do Sr. Rodrigo Alves e ele consagrou-se vencedor, foi também uma eleição difícil. Naquela época o candidato encontrava-se detido, vimos naquele momento à oportunidade de reforçar a figura do herói, de uma pessoa que estava sendo injustiçado e realmente foi o que aconteceu. Já na eleição suplementar de Coari quando o Arnaldo venceu, eu não participei da coordenação da campanha e ai houve a derrota.

Ninguém é dono da verdade. Acredito muito que as eleições têm dois aspectos: A figura carismática do candidato e outro lado, o da estrutura econômica. Havendo em uma disputa os dois aspectos em uma mesma campanha a ser coordenada fica muito mais sair vitorioso da disputa.

O mais recente desafio foi a eleição suplementar, que aconteceu no município de Tefé, quando coordenei a eleição do Sr. Papi, pleito onde ele consagrou-se vencedor.


EM DESTAQUE: QUAL DAS ELEIÇ!OES FOI A MAIS DIFICIL,


ROQUE LANE: Bom. A eleição mais difícil foi a de Tefé, que aconteceu. 20 dias antes da eleiçãoestive na casa do candidato Papi e ele olhou as pesquisas e caiu em depressão, ficando muito triste com a projeção que os números revelavam. Disse pra ele levantar a cabeça que iríamos atrás deste prejuízo. Para ter uma idéia, naquele momento tínhamos apenas 28% e o outro lado 50%. A rejeição era de 35%. Segundo o grande teórico Max Weber, nos vivemos no mundo das possibilidades, então tudo é possível!

A partir daí tivemos que organizar muito bem a eleição (mesmo sem dinheiro) e mostrar para o povo uma campanha do candidato Papi firme e grandiosa. Era necessário levantar a moral dos eleitores e passar para eles que seríamos vencedores... E foi isso que aconteceu!

A cada carreata e passeata o candidato mostrava mais força e assim tentamos equilibrar a diferença na área urbana. A campanha de Papi tinha um volume alto de propaganda: desde o mini-door até balões com o numero do candidato. Direcionamos o candidato a fazer caminhada. Naquele momento tinha a certeza que precisávamos equilibrar a sede e colocar uma diferença no Abial e Zona Rural (reduto do Papi) e foi isso que aconteceu.

Tendo em vista que foi uma eleição sem dinheiro na verdade, os compromissos de campanha foram pagos nos últimos dias das eleições. Tínhamos uma estratégia desde o inicio, desde o número de pessoas contratadas até os aspectos do gerenciamento da campanha. Precisávamos estimular nossa equipe e afirmar que iríamos ganhar. Os colaboradores absorveram a mensagem mesmo com dificuldades financeiras enquanto o outro lado esbanjava dinheiro.

Tive que ampliar a estrutura da campanha até que chegou um determinado momento que a coisa ficara fora do controle. Com isto quero dizer que, quando parece que perdemos o controle da campanha é então que ela vai indo bem... Se a campanha vai certinha algo de errado está acontecendo. Também tive a preocupação de elaborar um projeto político para o município e foi isso que aconteceu. Agora que fiz a minha parte espero que o prefeito eleito de Tefé cumpra com o projeto, pois ele tem essa oportunidade.Se cumprir, as próximas eleições serão mais fáceis para ele.



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

5 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Daniel a banda podre da política coariense está migranddo para Tefé/AM.

    Coitado e Tefé/AM, em breve teremos a VORAX III neste município.

    Te cuida Papi!

    ResponderExcluir
  2. A banda podre da política se instalou mesmo em Coari e o professor Alves faz parte dela. Foram para Tefé gastar milhões enquanto isto os funcionários de Coari três meses sem receber, cuidado professor para não ir junto quando essa canbada de bandido que tá roubando Coari for presa.

    ResponderExcluir
  3. OI DANE! FIQUEI FELIZ EM REVE-LO O Dr. ROQUE, ME FEZ LEMBRAR A CAMPANHA DO RODRIGO MOMENTOS DE FELICIDADE DUROU POUCO, MAS FOI MUINTO BOM EM QUANTO DUROU, E ROQUILANE É UMA PESSOA QUE APRENDIE A GOSTA COMO AMIGO PELA PESSOA QUE ELE É EDUCADO SIMPLES E HUMANO, RECEBA MEU ABRAÇO DANIEL E Dr.ROQUE EU SOU A 402222

    ResponderExcluir
  4. E só por que ele tem grande conhecimento... o seu Rock tem sua iteligencia sim e tem q ser valorizada respeite as pessoas sr Prof q exemplo q o sr e seu bando ta dando , tenha vergonha de degrinir as imagens das pessoas vai estudar adquirir varios niveis superiores que nem ele ... kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKKKK... esse Roque Lane é um brincante,pede pra ele ler o facebook do balieiro onde ele está execrando a atuaçào do roque lane e afirmando que o mesmo foi afastado a pedido do vice governador josé melo, pois estava colocando tudo a perder em eTefé.....a gente vê de tudo nessa net...até aspone possando de duda mendonça...agora que o papi ganhou quer ser o pai da criança..

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato